Começa operação de bombeamento de água para o sistema Cantareira


20/05/2014 16:19 | Assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Presidente da Sabesp, Dilma Pena, prefeito de Joanópolis, Adauto Oliveira, Geraldo Alckmin e Edmir Chedid (dir.), em Joanópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin e Edmir Chedid (DEM) participaram nesta quinta-feira, 15/5, da cerimônia que oficializou o início da operação de bombeamento da Reserva Estratégica de Água para o Sistema Cantareira, a partir da represa Jaguari-Jacareí, em Joanópolis. Com isso, o nível do Sistema Cantareira ganhará mais 182,5 bilhões de litros de água, aumentando o nível para 18,5%.

A captação é parte dos esforços do governo do Estado, em conjunto com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para reduzir os impactos no abastecimento provocados pela escassez de água.

"Esta água não era utilizada porque estava abaixo do sistema de bombeamento e captação. É uma água testada e aprovada pela Cetesb, igual às demais águas", afirmou o governador. O projeto conta ainda com uma segunda etapa de equipamentos em fase de instalação na represa Atibainha.

Com investimento de R$ 80 milhões, a obra é formada por 17 bombas flutuantes, que irão retirar o volume de água abaixo da comporta de captação das represas e encaminhá-lo aos túneis, seguindo o trajeto normal até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital.

Caso o volume de chuvas volte à normalidade, o uso da reserva deverá ser suspenso. "Dos 400 milhões de m³ da reserva técnica, 182,5 milhões começaram a ser bombeados nesta quinta-feira", disse o governador. Esse recurso será utilizado para abastecer a população da Região Metropolitana de São Paulo até março de 2015.

echedid@al.sp.gov.br

alesp