Conselho da Condição Feminina lança campanha na Assembleia

Objetivo é impedir que a violência contra a mulher aumente durante a Copa do Mundo
20/05/2014 22:48 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Kátia Born, Leci Brandão, Maria Lúcia Amary, Sandra Ribeiro, Gilberto Nascimento Jr. e Rogério Hamam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da campanha que pretende promover ações para impedir que a violência contra a mulher aumente durante a Copa do Mundo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Outra preocupação do conselho para o período da Copa é o tráfico de pessoas.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Campanha do Conselho da Condição Feminina é lançada na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162345.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o tema Quebrando o Silêncio - Vamos Ganhar Este Jogo, o Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) lançou nesta terça-feira, 20/5, a campanha que pretende promover ações para impedir que a violência contra a mulher aumente durante a Copa do Mundo, período em que o consumo de álcool também aumenta e serve como combustível para brigas domésticas em que a vítima é a mulher.

Mais de 700 milhões de mulheres são vítimas de violência de gênero no mundo, segundo dados de organizações internacionais. No Brasil, embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, ainda assim, contabilizamos hoje 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil em 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Tráfico de pessoas

Outra preocupação do conselho para o período da Copa é o tráfico de pessoas. O grande número de estrangeiros circulando pelo país dificulta o controle por parte das autoridades e algumas medidas vão ser recomendadas na campanha para impedir que pessoas em condição de vulnerabilidade sejam atingidas pela ação de traficantes internacionais de pessoas.

Segundo dados recolhidos em diagnóstico sobre tráfico de pessoas nas áreas de fronteira, feito pelo governo federal entre 2005 e 2011 e lançado em 2013, um terço dos indiciados por tráfico de pessoas no país foi pego em região de fronteira. Dos 384 indiciamentos, 128 foram registrados na fronteira brasileira, que abrange 15.719 quilômetros em 11 estados - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. A maioria das vítimas é formada por mulheres na faixa dos 18 a 29 anos. Além delas, fazem parte do grupo crianças e adolescentes, travestis e transgêneros, geralmente em condição de vulnerabilidade, seja pelas condições socioeconômicas, por conflitos familiares ou pela violência sofrida na família de origem. Em geral, o aliciamento é feito por alguém próximo à família.

Disque-denúncia

O principal meio de comunicação que o conselho oferece é por meio do número 181. O conselho, que tem com presidente a delegada Rosemary Correa, tem entre suas atribuições formular diretrizes e estimular atividades que combatam a discriminação contra a mulher e promovam sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.

Participaram do lançamento as deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Leci Brandão (PCdoB), a presidente em exercício da CECF, Sandra Andreoni, o secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Gilberto Nascimento Silva Junior, o secretário do Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, e a secretária de Direitos Humanos e da Mulher de Alagoas, Katia Born, entre outras personalidades.

alesp