PT quer explicação de Marinho sobre favorecimento à Alstom


21/05/2014 17:59 | Da liderança do PT

Compartilhar:


Os deputados do PT na Assembleia querem convocar o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Robson Marinho, para prestar esclarecimentos sobre denúncias de favorecimento à multinacional francesa Alstom. O líder da bancada, João Paulo Rillo, e os deputados Alencar Santana, Geraldo Cruz, Zico Prado, Isac Reis e Luiz Moura são autores de requerimentos de convocação apresentados nesta quarta-feira, 21/5, nas comissões de Infraestrutura e de Fiscalização e Controle. Eles pedem que Marinho "preste esclarecimentos sobre propinas pagas pela Alstom consultorias ligadas ao atual conselheiro do TCE para obter vantagens em contratos com o setor elétrico". Alvo também de inquérito do Ministério Público para apurar as operações da empresa Rumo Certo, que pertence a Marinho, o conselheiro vem sendo investigado pelo MPE desde 2008 em processo de improbidade administrativa, quando teve cerca de US$ 1 milhão bloqueados em conta na Suíça. O conselheiro foi secretário da Casa Civil do governador Mário Covas, que o indicou ao TCE.

De acordo com as investigações, ele é suspeito de ter recebido propinas pagas pela Alstom no fechamento do aditivo de um contrato de fornecimento de estações de energia ao Metrô e à CPTM. O contrato foi assinado pela Alstom/Cegelec, em 1998, com a Eletropaulo/EPTE, então controladas pelo governo paulista.

"É indispensável aprofundar o debate sobre estas graves acusações envolvendo o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado", destaca João Paulo Rillo. A convocação de Marinho deverá ser deliberada na próxima reunião das comissões.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp