Secretaria da Saúde fará levantamento de hemodiálises no Alto Tietê


22/05/2014 16:52 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Wilson Pollara e Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Saúde fará um levantamento de quantos pacientes do Alto Tietê estão fazendo hemodiálise. A decisão surgiu em 20/5, depois de uma reunião entre o deputado Luiz Carlos Gondim (SDD) e o secretário adjunto Wilson Pollara, em São Paulo.

O parlamentar ressaltou a necessidade de abrir mais uma clínica de hemodiálise no Alto Tietê, devido à grande demanda da região. Hoje, o Alto Tietê conta com cinco clínicas que atendem os pacientes, sendo três em Guarulhos, uma em Mogi das Cruzes e a outra em Suzano, todas operando com sua capacidade máxima.

"Hoje temos uma demanda de mais de 160 pacientes de Itaquaquecetuba que precisam fazer o tratamento em outros municípios. É fundamental que ter outra clínica para que se possa dar atendimento a todos os pacientes", frisou o deputado.

Pollara ressaltou que para que seja viável a instalação de uma clínica o mínimo de pacientes é de 80 pessoas. O secretário adjunto comentou ainda que vai consultar uma clínica de nefrologia que pode ter interesse em montar um centro de hemodiálise na região.

Gondim aproveitou a oportunidade para pedir a instalação de dez leitos de UTI coronariana no Hospital Luzia de Pinho Melo. Pollara ressaltou que essa iniciativa é de interesse da Secretaria da Saúde e que vai trabalhar para tentar viabilizá-la.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp