Novo prédio da escola Bayeux deverá ter "Memorial Vocacional"


23/05/2014 16:10 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi, Luiz Carlos Marques (Luigy), Nelson Baeta Neves Filho e Antônio Carlos Sarti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O novo prédio da Escola Técnica "Professor Armando Bayeux da Silva", a ser construído em parte das instalações da Escola Estadual "Chanceller Raul Fernandes", em Rio Claro, deverá reservar um espaço para o "Memorial Vocacional". A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (21) ao secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho, pelo deputado Aldo Demarchi, pelo vice-presidente da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Vocacional (GVive), Luiz Carlos Marques, o Luigy, e pelo prof. dr. Antônio Carlos Sarti, da Universidade de São Paulo (USP).

"O secretário gostou da ideia e creio que não teremos problemas em garantir um local específico para resgate e preservação da memória de um modelo que revolucionou a educação paulista e brasileira na década de 1960", comentou Demarchi após a reunião.

Para Antônio Carlos Sarti, ex-aluno do Ginásio Vocacional de Rio Claro, a instalação do Memorial na Etec será oportuna por vários motivos. "A base voltada ao ensino técnico era a mesma das escolas industriais, embora com metodologias diferentes", explica o docente da USP. "Além disso, ao reunirmos um acervo de tudo o que conseguirmos recolher sobre o Vocacional, permitiremos que os atuais frequentadores da Etec e mesmo da escola Chanceller conheçam a origem daquela edificação".

Instituída no governo Carvalho Pinto, a experiência dos ginásios vocacionais funcionou de 1961 a 1969, quando foi extinta pelo regime militar. Seis unidades funcionaram nas cidades de Americana, Batatais, Barretos, Rio Claro, São Caetano do Sul e São Paulo, a partir de um currículo pautado em Estudos Sociais. A unidade de Rio Claro foi criada por meio da Lei 8014/1963,resultante de projeto de autoria do então deputado José Felício Castellano, o Gijo.

As aulas não eram divididas em disciplinas, mas em áreas do conhecimento, conforme declarou o vice-presidente da GVive em reportagem publicada pelo Portal Aprendiz."Estudávamos psicologia, sociologia, antropologia, história e geografia e tudo girava em torno dessas discussões", lembra Luigy.

"Meninos e meninas estudavam juntos, o que era um grande avanço para a época. Tínhamos meninas líderes de classes e meninos aprendendo a trocar fraldas nas aulas de educação doméstica", recorda o ex-aluno do Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha, de São Paulo.

Parte dessa história está registrada no documentário "Vocacional - uma aventura humana", dirigido pelo cineasta Toni Ventura e lançado em 2011. A professora Maria Nilde Mascellani (1931-1999), uma das idealizadoras e coordenadora daquele projeto educacional inovador, aparece merecidamente em destaque no filme.

aldodemarchi@al.sp.gov.br

alesp