13º Encontro Nacional por Moradia Popular
Com cerca de 600 delegados, entre representantes de movimentos de trabalhadores sem teto, favelados, moradores de cortiços, mutirantes de autogestão, representantes de ocupações, entre outros, teve início ontem, 22/5, em Belém do Pará, o 13º Encontro Nacional de Moradia Popular, organizado pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP).
O encontro, que tem como tema a "Autogestão na moradia: em nossas mãos a força da transformação", começou com uma caminhada pela a Avenida Visconde de Souza Franco, no centro da capital paraense, rumo ao edifício Premium, local das reuniões e conferências.
Realizado pela primeira vez na região amazônica, durante quatro dias, o evento teve a participação de representantes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), da Caixa Econômica Federal, do Ministério das Cidades e de órgãos ligados à questão da moradia.
Como membro da frente parlamentar de moradia popular e reforma urbana na Assembleia paulista, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) foi um dos convidados para o encontro. Ele participou da conferência de abertura que debateu "os desafios da organização popular brasileira nos anos de grandes eventos internacionais e de eleições federais".
Outros assuntos como o Programa Minha Casa Minha Vida, autogestão, propriedade coletiva e gestão democrática e popular também integraram a pauta de debates do evento. Durante a cerimônia de encerramento foi feita a apresentação da nova coordenação da UNMP.
lcmarcolino@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações