População de Bauru debate Orçamento estadual 2015

Audiências públicas Orçamento 2015 Bauru
23/05/2014 18:45 | Da Redação: Marisa Mello - Foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Cidadãosde Bauru acompanharam debates sobre Orçamento 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, Orlando Bolçone e Sandro Bussola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, Orlando Bolçone e Prof. Tito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prof. José Eugênio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valdir Caso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabio Manfrinato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Gonçalves de Paula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artistas comparecem à audiência para reivindicar aportes ao Proac<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marnascegerais representa Chaplin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="A "Coisa" também reivindica aportes ao Proac Clique para ver a imagem ">

Sob a presidência de Orlando Bolçone (PSB), a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento debateu em Bauru, nesta quinta-feira, 22/5, o Orçamento estadual 2015. Presentes também o 1º secretário da Assembleia, Enio Tatto (PT), o deputado Professor Tito (PT) e o presidente da Câmara de Bauru, Sandro Bussola. Muitos cidadãos compareceram à Câmara de Bauru para apresentar propostas ao Orçamento estadual.

Para Bauru, Valdir Caso pediu a implantação de faculdade de medicina e de escola de formação de soldados, a duplicação da avenida João Melão, verbas para o hospital Centrinho da USP (que atende casos de anomalias crânio-faciais) e criação de centro de tratamento de dependentes químicos, entre outros. Solicitou ainda o aumento do custeio do Hospital Manoel Carvalho, de Jaú, centros de convivência do idoso para a região e construção de novo prédio para Etec de Lins.

Área rural e vereadores

Rafael Lima, funcionário da Secretaria municipal de Agricultura, encaminhou pleitos como pavimentação de estradas rurais e eletrificação dessas áreas. O vereador de Bauru, Antonio Faria Neto, reforçou a questão de melhorias para a zona rural. Seu colega de câmara, Raul de Paula, descreveu o quadro caótico do atendimento de saúde em Bauru e região e pediu ampliação desses serviços. Outro vereador de Bauru, Fabio Manfrinato, tratou de acessibilidade e solicitou adaptação de calçadas, mais recursos para educação e apoio a tecnologias assistivas.

Segundo o vice-presidente do PRB local , Márcio Teixeira, a cidade está rodeada por um lixo ferroviário, o que traz sérios transtornos para Bauru. Assim pleiteou providências para o problema. Já o professor José Eugênio indicou instalação da unidade da Furp em Bauru, iluminação da rodovial Marechal Rondon no trecho urbano, criação da faculdade de medicina em Bauru e mais agilidade da SPPrev na análise das aposentadorias dos funcionários do Estado.

Cultura e jovens

Kyn Jr., da Associação de Teatro de Bauru e região, trouxe à Câmara artistas caracterizados para chamar atenção ao desinteresse que o Estado tem em relação à cultura. Solicitou maior aporte financeiro ao Proac (programa voltado à cultura popular). Fabio Valério, do Grupo de Teatro Procópio, também se manifestou em defesa do aporte ao Proac.

Alan Maia, do Diretório Acadêmico da Fatec, pediu a instituição do bolsa-permanência aos alunos da faculdade, no valor de R$ 400, de forma a evitar a evasão por falta de recursos financeiros dos estudantes. Sugeriu ainda que, ao invés de o governo implantar novas unidades na região, melhore a infraestrutura das existentes.

Igor Fernandes, do Coletivo Juventude de Bauru, reivindicou um terminal urbano para a cidade e mais áreas de lazer para os jovens, entre outras ações.

Professores e Justiça

Funcionários estaduais se revezaram na apresentação de sugestões de emendas para a categoria. Marisa Azenha, do Sindicato União do Poder Judiciário, pediu verba de R$ 1 bilhão para que a Justiça honre pagamentos de diversos benefícios a que os funcionários daquele Poder fazem jus. Idenilde Conceição, do Conselho Consultivo do Iamspe, insistiu no pedido de contrapartida financeira do Estado no custeio do Iamspe. Susi Silva, da Apeoesp, explicou a importância de um terço da jornada de trabalho ser reservado para planejamento de aulas e requereu a equiparação dos salários pagos no Estado ao piso nacional.

Maria José Faustino, da Udemo, enfatizou que a dotação orçamentária para a educação seja aplicada com seriedade. Denise Rikala falou em nome do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, para pedir dotação de 2,1% para esta autarquia.

Deputados

Tatto esclareceu como foi a votação do projeto do Orçamento que está sendo executado e como o aporte ao Proac acabou subtraído do projeto aprovado. "Precisamos continuar fazendo audiências públicas e espero ver aprovado o Orçamento impositivo, para forçar a execução de emendas colhidas nas audiências e aprovadas no Legislativo." Professor Tito destacou a fala de Tatto e observou que o segmento de cultura se fez presente também em Ribeirão Preto e que este setor é fundamental para a formação de cidadãos.

Bolçone disse que a obrigação de um deputado é estar próximo dos vereadores, destacando que o Legislativo é o mais democrático dos poderes. O deputado leu uma síntese das propostas feitas na audiência anterior, realizada no ano passado, e afirmou que algumas sugestões se repetiram.

Saúde, cultura e educação foram os temas mais votados pelos participantes desta audiência.

O próximo debate do Orçamento estadual 2015 acontece nesta segunda-feira, 26/5, às 10h, na Câmara de São José dos Campos.

alesp