Deputada quer soluções para 2º DP, em Santos


27/05/2014 18:25 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Telma conversa com detentas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg162679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Infiltrações, curtos-circuitos recorrentes, cela sem janelas. Esse é o cenário encontrado pela deputada Telma de Souza (PT) na cadeia anexa ao 2º Distrito Policial (DP) de Santos, no Jabaquara. Para completar o rol de irregularidades, a deputada flagrou 95 presas distribuídas em dez celas onde deveria haver, no máximo, 60 mulheres. Pior: cinco delas já estão condenadas, ou seja, deveriam estar em penitenciárias estaduais.

Para negociar uma solução rápida, Telma solicitará audiências nas secretarias de Estado da Segurança Pública e de Administração Penitenciária.

"Não há condições de salubridade. Tem água vazando initerruptamente nos banheiros, instalações elétricas causando princípios de incêndio e remendadas pelas próprias presas, e ameaça constante de insetos e animais nocivos como baratas, ratos e lacraias. A cadeia é um verdadeiro barril de pólvora, prestes a explodir a qualquer momento", destacou Telma, após a vistoria.

De acordo com ela, já foram abertos dois processos para reforma da cadeia do 2ª DP. O primeiro deles chegou a expirar e o segundo está próximo disso. Um dos motivos é a morosidade do governo do Estado em conseguir um local para alojar provisoriamente as presas durante o período de obras.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp