Aglomeração em frente ao Itaquerão contra a exploração sexual infantil na Copa


30/05/2014 16:23 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr

Compartilhar:

Bezerra Jr.: "Fifa já arrecadou 1,3 bilhão de reais com a venda dos direitos da Copa e não destinou nenhum centavo para coibir esse crime<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2014/fg163018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), centenas de pessoas se reuniram em frente à Arena Corínthians, o Itaquerão, para protestar contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo. O ato público aconteceu no domingo, 18/5, quando, após andar até o estádio com faixas e cartazes, o grupo se colocou de joelhos numa mostra de como o Brasil teria se curvado diante da FIFA.

O ato foi organizado após discurso do deputado em plenário da Alesp, durante o qual falou dos riscos que as crianças e adolescentes brasileiros correm com um evento de grande porte como a Copa do Mundo, sem campanhas preventivas contra o crime de exploração sexual. A Casa de Assistência Filadélfia (CAF), e o projeto "Bola na Rede", da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), apoiaram a manifestação.

"Nossa expectativa era que a Copa deixasse um legado de melhoria à rede de proteção infanto-juvenil, principalmente ao redor dos estádios e nas cidades-sede. Mas a mesma omissão presente na construção dos estádios, tem se aplicado às crianças. Se nada for feito, haverá um recorde no número de casos de abusos", diz Bezerra Jr.

De acordo com estudo da Childhood (WCF), no mundial da África do Sul, houve crescimento de 63% nos casos de exploração infantil. Foram 40 mil ocorrências entre a chegada das delegações e o fim da Copa. Para o deputado, é preciso exigir do Poder Público ações preventivas contra este tipo de crime. No entanto, ele acredita que a FIFA também deve assumir sua responsabilidade de prevenção.

"A Fifa já arrecadou 1,3 bilhão de reais com a venda dos direitos da Copa e nenhum centavo foi destinado para coibir esse crime. Mesmo a Alemanha, país mais estruturado, experimentou aumento de 28% nos casos de exploração. Os números no Brasil serão ainda piores se não houver investimento em campanhas preventivas", alerta o deputado.

Segundo a secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2013, foram registrados 33 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, sendo 6.391 só em São Paulo. A preocupação se volta, portanto, ao que pode acontecer durante o mundial: "Teremos mais de 60 mil turistas em São Paulo durante a Copa, as escolas estarão em férias ou terão feriado e as creches não estarão funcionando. Os ambientes de proteção das crianças estarão fechados", comenta Bezerra Jr.

Carlos Bezerra Jr. foi relator da CPI da Pedofilia e autor da lei que criou o Primeiro Observatório da Infância de SP, quando era vereador.

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp