Audiência pública vai discutir a situação da Fundação Casa

Em outra data, a comissão vai debater PL que proíbe revista íntima em presídios
03/06/2014 20:28 | da Redação: Keiko Bailone Fotos: Yara Lopes

Compartilhar:

Adriano Diogo na presidência da comissão de Direitos Humanos da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Tito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Covas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Hélio Nishimoto, Gilmaci Santos e André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos aprovaram na reunião desta terça-feira, 3/6, requerimento de seu presidente, Adriano Diogo (PT), que prevê a realização de audiência pública para apurar a situação atual e os rumos da Fundação Casa. No dia 27/5, a Assembleia aprovou o Projeto de Lei Complementar 62/2013, que permite que a fundação seja gerida pelo sistema das Organizações Sociais (OSs).

Para a audiência, que ainda não tem data marcada, serão convidados Edson Seda, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Francisco Fonseca, professor da Fundação Getúlio Vargas; Artur Pinto e Lélio Ferraz de Siqueira, promotores de Justiça; Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa; e um representante do sindicato dos trabalhadores da entidade.

Revista de visitantes em presídios

Outra audiência pública aprovada pela comissão, agendada para a próxima terça-feira, 10/6, tem o objetivo de debater o Projeto de Lei 797/2013. De autoria do deputado José Bittencourt (PSD), o projeto proíbe a revista íntima de visitantes nos estabelecimentos prisionais do Estado. Segundo o PL, procedimentos constrangedores como agachamentos e exames clínicos invasivos, devem ser substituídos por tecnologias que preservem a integridade física e psicológica do visitante.

"É importante uma manifestação de apoio dos deputados da CDH. O PL já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, recebeu emendas e está agora na Comissão de Segurança Pública e Administração Penitenciária, com parecer favorável do relator", informou Adriano Diogo.

Por fim, foram aprovados os pareceres aos PLs 99 e 913, ambos de 2013, apresentados respectivamente pelos deputados Edmir Chedid e Edson Ferrarini. O primeiro aborda a questão do atendimento a usuários de planos de saúde; o segundo, altera Lei 12.685/2007, que trata da criação do programa de estímulo à cidadania fiscal do Estado.

Participaram da reunião da CDH os deputados Bruno Covas e Hélio Nishimoto (ambos do PSDB); André Soares (DEM); Professor Tito e Beth Sahão (ambos do PT); Leci Brandão (PCdoB); Dilmo dos Santos (PV) e Gilmaci Santos (PRB).

Hélio Nishimoto, Gilmaci Santos e André Soares

alesp