Andamento da regularização de área em Guarulhos é exposto em comissão

Reurbanização deverá terminar em 2016, e parque será formado no Bairro dos Pimentas
03/06/2014 21:19 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Reunião desta terça-feira, 3/6, da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Milton Dallari, pres da CDHU  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Maria Coelho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Guimarães, gerente de Projetos da CDHU <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Viviane Frost, superintendente de ações de recuperação urbana da CDHU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andamento da regularização de área em Guarulhos é exposto na  Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Milton Dallari, Alencar Santana Braga, José Zico Prado e Alex Manente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes acompanham os trabalhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Alencar Santana Braga (PT), recebeu nesta terça-feira, 3/6, o diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), José Milton Dalari. O tema da reunião foi o processo de regularização urbana do Sítio São Francisco, no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos.

Segundo o presidente Alencar Santana, a comunidade local está preocupada com o andamento das obras na região, que incluem a remoção de moradias. Alex Manente (PPS) lembrou que haverá uma reunião da comissão no local, que será importante para dirimir dúvidas com a população atingida.

José Milton Dalari destacou inicialmente a complexidade da obra, onde já foram aplicados R$ 250 milhões, num total que poderá chegar, até o final do projeto, em 2016, a R$ 800 milhões. Essa complexidade faz com que as ações sejam lentas e graduais, disse, mas o diretor garantiu que toda a população da área será atendida, tratando-se apenas de uma questão de tempo.

Explicações técnicas

Técnicos da CDHU falaram sobre as três etapas da obra. Renato Guimarães, gerente de projetos da empresa, falou sobre a intervenção no Sítio São Francisco, uma área já em grande parte ocupada, mas carente de urbanização e de regularização. Serão ao todo 4.493 novas unidades habitacionais, com remoção de famílias, que serão realocadas em conjuntos habitacionais próximos.

A proposta urbanística é que a área se integre à cidade de Guarulhos, com acessos melhorados, praças e parque. Por exigência da prefeitura da cidade, haverá na região a instalação de alguns equipamentos, como uma Unidade Básica de Saúde, afirmou Guimarães.

Aproveitando uma área de vegetação nativa de 11 mil m², disse Ana Maria Coelho, superintendente da CDHU, será construído o Parque Regional, que terá 87 mil m². O total de vegetação a ser recomposta é de 57 mil m². Haverá também recuperação de um córrego existente no local, bem como a preservação das três nascentes existentes e a instalação de diversos equipamentos de lazer.

Toda a realocação da população a ser atingida no Sítio São Francisco está sendo alvo de um amplo trabalho social, garantiu Viviane Frost, superintendente de ações de recuperação urbana da CDHU. Esse trabalho, que inclui reuniões com os moradores, oficinas de formação de agentes comunitários urbanos, visa esclarecer sobre as obras e também criar um senso de comunidade na população.

Ainda falaram sobre as obras Fernando Llata, superintendente de projetos e José Emílio Barros superintendente de obras na CDHU, que ressaltou a preocupação da empresa com a interligação entre os setores social, prefeitura e obras para a execução dos projetos, procurando não afetar demais a população durante as obras de urbanização.

No final, foi dada a palavra a moradores do Sítio São Francisco. Também participaram da reunião José Zico Prado (PT), Alex Manente (PPS), e Ramalho da Construção (PSDB).

alesp