Vereadores pedem apoio contra transposição do rio Paraíba


03/06/2014 18:36 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Vereadores do Vale do Paraíba na reunião do Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 40 vereadores e vereadoras do Vale do Paraíba entregaram manifesto ao Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa contra a transposição das águas do rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. Segundo os vereadores, a água é um bem muito precioso e, por isso, é de extrema importância que o rio Paraíba do Sul seja preservado para garantir o abastecimento de 2,5 milhões de pessoas do Vale do Paraíba e de outras 12 milhões de pessoas do Rio de Janeiro.

O Colégio de Líderes recebeu os vereadores a pedido do 1º secretário da Assembleia Legislativa, Enio Tatto (PT), e do deputado Marco Aurélio (PT), da cidade de Jacareí, uma das atingidas pela transposição do Rio Paraíba do Sul. "Os vereadores vieram à Assembleia pedir o apoio das lideranças partidárias para entregar um abaixo-assinado ao governador do Estado no sentido de sensibilizá-lo a estudar outras alternativas para abastecer o Sistema Cantareira sem prejuízo às cidades paulistas, fluminenses e mineiras servidas pelo Paraíba do Sul", disse Enio Tatto.

Após a entrega do manifesto ao presidente da Assembleia, Samuel Moreira, e aos líderes partidários da Casa, os vereadores reuniram-se nas dependências da 1ª Secretaria. Nesta ocasião, aprovaram sugestão de Enio Tatto de que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia realize uma audiência pública para debater a transposição do rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e outros municípios.

No manifesto entregue ao Colégio de Líderes está registrado que, no início de março, o governador Geraldo Alckmin anunciou um projeto de interligação das represas do Sistema Cantareira com a Bacia do Paraíba como forma de combater a falta de água na Grande São Paulo. No entanto, o documento assinala que o uso das águas da Bacia do Paraíba é a última alternativa em uma lista de cerca de outras 20 possibilidades.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp