Opinião - Nossos bosques têm mais vida...
O título deste artigo é parte do famoso poema de Gonçalves Dias, Canção do Exílio. Escrito em 1843, o belo poema faz alusão a uma terra distante, mas amada; trata-se, portanto, de um texto carregado de exaltação à nossa pátria. Relembrar o poema vem a calhar neste momento, isso porque recentemente o nosso Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi eleito o 8º melhor parque do mundo pelo maior site de viagem do mundo, o TripAdvisor.
Em tempos em que a imagem do país é vendida para o mundo por meio de um dos maiores eventos esportivos do mundo, é bom nos lembrarmos da beleza e riqueza de nossas terras, além, é claro, da força de nosso povo. Aquele terrível hábito de comparar nosso país a outros mais desenvolvidos, vendo apenas os pontos negativos de nossa nação, como se fôssemos inferiores aos outros, não está com nada mesmo, e até os gringos perceberam isso, e o Ibirapuera é apenas um dos muitos pontos positivos em nosso imenso território.
Fiquei extremamente feliz pela classificação do parque paulista, primeiro, porque tenho o privilégio de trabalhar em uma Casa de Leis que está localizada em frente a este maravilhoso espaço natural, e, segundo, porque o mundo poderá ver parte da beleza que já conhecemos. O "Ibira", como é conhecido carinhosamente por alguns paulistanos, ganhou o título de melhor parque do Brasil, melhor da América do Sul e o oitavo melhor parque do mundo em prêmio do site. O Cristo Redentor (RJ) e o parque foram considerados os que mais valem a pena visitar no país. Na lista do melhor parque do mundo, o primeiro lugar ficou com o Stanley, em Vancouver, no Canadá.
Nosso parque ficou à frente até mesmo de pontos famosos, como o Parque do Retiro, em Madri (Espanha), e o Jardim de Luxemburgo, em Paris (França). Considerado quase como uma praia em meio à paisagem acinzentada da capital paulista, composta de prédios e asfalto, o local recebe pessoas de todos os lugares do país e até mesmo turistas estrangeiros. A diversidade cultural encontrada no parque é representada também em sua vegetação, que possui uma diversidade de árvores de diferentes partes do mundo. No Portão 7 do parque, os eucaliptos, que podem chegar a até 50 metros de altura, foram plantados no começo do século passado. Já o pomar das jabuticabeiras tem quase cem anos.
Quem dera toda a nossa população tivesse ao alcance parques como esse ou mesmo outros belos espaços, como o Villa-Lobos, o Ecológico do Tietê, o Anhanguera, todos da capital paulista, e o Cemucam, em Cotia, na Grande São Paulo. Exemplos positivos como esses devem ser seguidos e aplaudidos, pois precisamos de espaços verdes e de lazer em todo o Estado.
Outro resultado que merece ser citado é a nova colocação de universidades como a USP e a Unicamp no ranking do BRICs - agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As universidades ganharam posições no ranking. A USP, por exemplo, está entre as dez melhores de 200 instituições do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e subiu do 8º lugar no ranking em 2013 para 7º lugar da listagem deste ano. Entre as dez primeiras há outra, a Unicamp, que passou do 10º em 2013 para o 9º lugar neste ano.
É imprescindível destacar boas notícias como essas, pois assim como criticamos quando discordamos de algum ponto ou mesmo ação, é necessário também aplaudir e elogiar os bons resultados e as conquistas que a todos nos afetam positivamente. Que outras boas novas venham!
*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Reforma Tributária: seminário do ILP reúne especialistas para abordar principais aspectos da mudança
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações