Contra a especulação imobiliária no entorno do Parque Burle Marx


30/06/2014 14:26 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi (ao microfone), que encaminhará às autoridades a denúncia e cobrará uma ação do poder público para estancar mais um crime ambiental em curso <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg164088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma reunião organizada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) debateu, em 29/5, a denúncia de especulação imobiliária que ameaça o redor do Parque Burle Marx, no Morumbi (zona sul da capital). Segundo relatos, as empreiteiras Camargo Corrêa e Cyrela tentam construir, na área, um empreendimento num fragmento urbano de Mata Atlântica com cerca de 700 mil m² que abriga vasta fauna, flora e nascentes de água.

A ameaça está em cima do corte de 5 mil árvores e assoreamento destes cursos d´água, além do impacto urbanístico, segundo depoimentos e laudos técnicos de biólogos, urbanistas e geólogos. Já há um inquérito civil aberto pelo Ministério Público para apurar as denúncias. O advogado dos moradores, Roberto Delmanto Jr. argumentou que o Condephaat recebeu um pedido de tombamento da área, mas que o processo "não anda".

Diante do exposto, o deputado vai enviar as notas taquigráficas da audiência ao MPE, ao prefeito Haddad, ao governador Alckmin e aos secretários do Meio Ambiente estadual e municipal, e acionará a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. Também pedirá agenda com o promotor do caso.

Participaram também da audiência Helena Caldeira, da Associação de Amigos do Morumbi; Marcia Vairoletti e Marcelo Sampaio, das associações Defenda São Paulo e Preserva São Paulo; o geólogo Sérgio Kleinfelder; o botânico Vitor Yuki; Rosa Richter, da Associação Panamby e o assessor do vereador Gilberto Natalini (PV), Sérgio Martins.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp