Médico indiano apresenta sugestões na luta contra a hepatite


02/07/2014 15:49 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:

Capez (à dir.) recebe especialista indiano na luta contra hepatite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2014/fg164179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fernando Capez (PSDB) recebeu nesta sexta-feira, 27/6, em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o presidente da Fundação do Fígado em West Bengal, na Índia, doutor Partha Sarathi Mukherjee. Capez, que é presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Combate às Hepatites Virais, e Mukherjee, falaram sobre dados, projetos e campanhas contra a enfermidade.

Partha também contou a Capez, durante o encontro, que na Índia a maior hepatite existente é a B, enquanto no Brasil é a C. Ressaltou, entretanto, que ambas estão se tornando globais. Disse que essa é a razão da sua visita, afinal, já que a hepatite é um problema global, "por que não realizar parcerias globais para resolver o problema no mundo?", questionou o médico.

Ele também afirmou que, apesar de haver estigmas no Brasil, o índice dessa barreira ainda é bem menor do que o estigma indiano.

Mukherjee também contou que, assim como no Brasil e na Índia, os governos de outros países também não conseguem realizar sozinhos os trabalhos sobre a hepatite. Disse, então, que a solução está nos trabalhos das Organizações Não Governamentais (ONGs). Elogiou o engajamento das ONGs brasileiras e afirmou que são organizadas, bem geridas e articuladas. Ele afirmou que também existem organizações do tipo na Índia, porém não executam o trabalho tão bem.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp