Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista
15/07/2014 18:00 | Da Redação: Joel Melo



Em 25 de janeiro de 1968, dia do aniversário de São Paulo, o Parque do Ibirapuera ganhou um novo prédio: o Palácio 9 de Julho. Construído para abrigar o Poder Legislativo que, segundo Montesquieu, é representado pelos homens que devem elaborar as leis, foi fechado, menos de um ano depois, pelo regime militar, por meio do Ato Institucional 5, que atropelou a democracia em todo o país. O palácio só viria a ser reaberto em julho de 1970.
Projeto
O projeto, assinado pelos arquitetos Adolpho Rubio Morales e Fábio Kok de Sá Moreira, é de uma construção de linhas modernistas de bloco único, revestido de granito cinza e mármore branco, e ocupa uma área de 36 mil m2, em sete pavimentos. A entrada principal fica de frente ao Parque Ibirapuera, dando acesso ao pavimento térreo. Outras três entradas, em cada um dos lados, oferecem acesso, via rampa, a diferentes pisos. Na construção do prédio foram investidos 5 anos, 6 meses e 23 dias de trabalho. Cerca de mil trabalhadores se revezaram dia e noite na etapa final de construção.
Casa do Povo
O Palácio 9 de Julho abriga 7 espaços para discussão de temas que interessam à população. O maior deles, onde se reúnem os deputados para apreciarem a Ordem do Dia, é o Plenário Juscelino Kubitschek. Também serve para discussão dos grandes temas e projetos, que podem ser acompanhados pela população nas galerias. Segundo em tamanho, mas não menos importante, o Auditório Franco Montoro serve para abrigar solenidades e discussão de projetos que tenham grande participação popular, bem como o funcionamento de comissões temáticas. Também os auditórios Teotonio Vilela e Paulo Kobayashi são utilizados com o mesmo propósito.
Além desses, os plenários Dom Pedro 1º, Tiradentes e José Bonifácio, servem basicamente para abrigar as discussões das comissões temáticas. Em todos eles, há espaço para o público acompanhar as sessões.
Hall Monumental
Com entrada pelo estacionamento, o Hall Monumental é o espaço nobre do palácio onde ocorrem as homenagens aos filhos ilustres de São Paulo, naturais ou adotados. É por ele que entram as autoridades em visita ao Legislativo e onde são veladas pessoas ilustres cujo trabalho tiveram relevância para o povo paulista, tanto no campo político, quanto no social, ou artístico. Também na Casa, como a maioria dos funcionários se refere ao palácio, há um espaço especializado em legislação e assuntos jurídicos, que é o Departamento de Documentação e Informação, que atende a consultas com base em seu acervo de mais de 10 mil títulos.
Acervo
Parte integrante da estrutura do Legislativo paulista, o Acervo Histórico possibilita a consulta a dados da Mesa Diretora de cada legislatura, desde a instalação do Conselho de Província de São Paulo (1828), até o fechamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (1937). O Acervo Histórico tem link no portal da Alesp, por meio do qual se pode acessar a íntegra das leis de São Paulo, desde o Império.
Instituto do Legislativo
Localizado no prédio anexo ao Palácio 9 de Julho, o ILP, como é conhecido o Instituto do Legislativo Paulista, é um centro multidisciplinar de estudos, capacitação e políticas públicas. Tal capacitação é fundamentada nos cursos gratuitos que oferece ao público. O ILP serve também para subsidiar os trabalhos parlamentares.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações