Especial Getúlio Vargas - Agosto de 1954: 60 anos de uma tragédia brasileira

Agonia e morte do presidente Getúlio Vargas
07/08/2014 13:16 | (*) Antônio Sérgio Ribeiro

Compartilhar:

 Brigadeiro Nero Moura, ministro da Aeronáutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Gustavo Capanema, líder do governo na Câmara Federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General Zenóbio da Costa, ministro da Guerra  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164517.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164518.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Valente de Souza, secretário da guarda pessoal  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao completar 60 anos dos fatos que culminaram com o suicídio do presidente Getúlio Vargas, a Agência Assembleia publica, a partir de hoje, uma série de textos que relatam a sequência dos eventos que ocorreram naqueles negros dias de agosto e que enlutaram o Brasil. Tentaremos narrar cronologicamente, seguindo a mesma data, porém seis décadas depois, esses acontecimentos tão marcantes para a história do nosso país.

Domingo - 8 de agosto de 1954

Ainda não amanhecera quando foi tomado em termos o depoimento de Nelson Raimundo, gravado em discos de acetado (ainda não existia gravadores de fita) como prova e para resguardar da melhor forma possível a grave denúncia. Depois da ligação de Nero Moura, o ministro Tancredo Neves, ainda em sua casa, telefonou para o general Caiado de Castro, chefe da Casa Militar da presidência da República, informando-o dos novos fatos e convidando-o a comparecer ao Palácio do Catete, onde se encontrariam.

Tancredo Neves seguiu primeiramente em direção ao quartel, enquanto o general Caiado se comunicou por telefone com o chefe do pessoal do Palácio, major Ene Garcez dos Reis, e determinou-lhe que comparecesse imediatamente ao Catete, para onde também se dirigiria. A preocupação era a identificação do membro da guarda e que não se evadisse do local.

Ao saber da vinda de Tancredo, o brigadeiro Eduardo Gomes, segundo palavras do ministro Nero, "pulou fora...". Ao chegar o ministro da Justiça, ouviu pessoalmente o que Nelson havia dito em seu depoimento, reafirmando o envolvimento de integrante da guarda pessoal do presidente da República no crime. Nero Moura, preocupado, sugeriu a Tancredo que comunicasse ao presidente Getúlio Vargas a grave denúncia. Como era ainda muito cedo, 5 horas da manhã, informou que iriam primeiro ao encontro do general Caiado de Castro na sede do governo.

Para o Palácio do Catete, rumaram Tancredo, Nero e o coronel Adil, onde se encontraram com o general Caiado em seu gabinete, que foi informado com maiores detalhes do depoimento de Nelson Raimundo. De imediato, mandou chamar o chefe da guarda pessoal do presidente, tenente Gregório Fortunato, que ao ser indagado pelo chefe da Casa Militar sobre a existência de alguém chamado Climério, com evasivas, respondeu: "Não, não. Agora não tem. Acho que já tivemos esse nome aqui. Ele já pertenceu à guarda, mas há muitos anos". Adil fez algumas perguntas e descobriu que Gregório conhecia, sim, Climério e que era até seu compadre. Apesar de ter-se comprometido em apresentar Climério, Gregório, sabedor dos fatos ocorridos no quartel da PM, havia mandado o denunciado fugir. Alguém avisara o chefe da guarda.

Caiado afirmou a Garcez e a Gregório: "Temos que apanhar esse homem de qualquer maneira". Desconhecendo o paradeiro de Climério, foi chamado o secretário da guarda João Valente de Sousa, que afirmou até desconhecer o seu endereço. Chegaram ao Palácio do Catete o chefe de polícia, general Armando de Morais Âncora, e o promotor Cordeiro Guerra. O general Aguinaldo Caiado de Castro mandou Gregório ligar para Climério e chamá-lo até o Palácio, mas, retornando, informou: "telefonei para minha comadre. Ele não está em casa..."

Logo após o atentado, Getúlio Vargas indagou ao chefe da guarda: "Gregório, alguém da guarda está envolvido nisso?" Ele respondeu que não. O presidente reiterou a pergunta e teve a mesma resposta.

Ao ter conhecimento das novas e graves notícias, o presidente mandou chamar novamente Gregório e lhe perguntou: "E tu, Gregório, não estas metido nisso?" Pela reação de Gregório Fortunato, que não respondeu olhando nos olhos e sim para chão, o presidente não guardou silêncio e manifestou claramente o seu pensamento:" Ninguém me convence de que não estejas nesse caso..."

O até então fiel escudeiro, envergonhado e profundamente humilhado, retirou-se do gabinete presidencial e comentou com seus companheiros o ocorrido. A fala sincera e firme do presidente o havia deixado magoado.

Às 9 horas, por convocação do presidente da República, teve início uma reunião com as autoridades presentes no Palácio. O governo fez um balanço da situação e, então, tranquilo, reconheceu que estava em condições de resistir a quaisquer investidas contra ele. Entre as importantes decisões tomadas estavam: a captura de Climério e a demissão do chefe de polícia, general Armando de Morais Âncora. Foi escolhido, então, em substituição, o coronel Paulo Torres, comandante do 3º Regimento de Infantaria, com sede em Niterói, então capital do estado do Rio de Janeiro. E por sugestão do ministro Tancredo Neves foi proposta a extinção da guarda pessoal, que foi aceita por Vargas.

O presidente Getúlio Vargas, consciente de tudo que passava a seu redor, declarou, após o término da reunião, já em seu gabinete, ao general Caiado, que daquele momento em diante poderia tomar todas as providências necessárias para o esclarecimento do crime, sem atender a formalidades nem a regulamentos, inclusive franqueando o Palácio às autoridades que ali quisessem realizar diligências. E afirmou ainda: "Prenda qualquer pessoa no Palácio que esteja envolvida no crime, sem mesmo me consultar".

Depois da reunião, o coronel Torres, antes mesmo de ter sido empossado em seu novo cargo, declarou à imprensa: "Serei inflexível no cumprimento do dever... A ordem é entregar o criminoso à Justiça, seja ele quem for".

O líder do governo na Câmara Federal, o deputado Gustavo Capanema, afirmou que a impunidade só seria prejudicial ao governo. E acrescentou: "O presidente Vargas me disse que esse assassino é o seu maior inimigo".

Pelo país pronunciaram-se várias autoridades e partidos políticos: o governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez; o prefeito de Porto Alegre, Ildo Meneghetti; o governador de Pernambuco, Etelvino Lins; o ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira; o ex-prefeito de São Paulo, Prestes Maia; o prefeito de São Paulo, Jânio Quadros; o Partido Republicano (PR); Partido Libertador (PL); e o Partido Democrata Cristão (PDC), todos pela imediata apuração das responsabilidades.

Pelos órgãos de imprensa, a população carioca foi convocada para participar de uma passeata de desagravo a Carlos Lacerda. Milhares de pessoas desfilaram pela rua Tonelero, residência do jornalista. Começou a vazar informações de que várias pistas do crime conduziam ao Palácio do Catete.

O presidente Getúlio Vargas convocou para o final da tarde uma reunião ministerial para analisar a situação. Em seguida dirigiu-se para seu apartamento particular, localizado na avenida Rui Barbosa, atrás do Morro da Viúva, entre o Flamengo e Botafogo, para uma reunião com seus familiares, amigos e conterrâneos, entre eles o ministro da Fazenda, Oswaldo Aranha, e o deputado federal Flores da Cunha, para analisar a situação. Durante o encontro, afirmou categoricamente: "Carlos Lacerda levou um tiro no pé. Eu levei dois tiros nas costas".

(*) Antônio Sérgio Ribeiro, advogado, pesquisador e funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp