Morre ex-governador Eduardo Campos, candidato à presidência pelo PSB


13/08/2014 19:40 | Da Redação

Compartilhar:

Eduardo Campos, candidato à presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), nas eleições de outubro de 2014, faleceu nesta quarta-feira, 13/8, em acidente aéreo ocorrido na cidade de Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Campos e Miguel Arraes  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Campos inaugura Hospital do Câncer em Recife - PE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2014/fg164592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, levantou os trabalhos do Plenário nesta quarta-feira, 13/8, em luto pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. O clima entre os parlamentares era de consternação e tristeza. Diversos deputados fizeram uso da palavra para lamentar a perda. Eduardo Campos faleceu em acidente aéreo ocorrido na cidade de Santos.



Biografia

Eduardo Campos foi governador do Estado de Pernambuco e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deputado estadual, deputado federal, secretário da Fazenda e ministro de Estado de Ciência e Tecnologia.

Eduardo Henrique Accyoli Campos nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 10 de agosto de 1965. Filho da advogada e política Ana Arraes de Alencar, hoje ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), e do escritor Maximiano Accioly Campos. Era neto de Miguel Arraes.

Iniciou seus estudos no Instituto Capibaribe e com 16 anos ingressou no curso de economia da Universidade Federal de Pernambuco, iniciando sua militância política no diretório acadêmico da universidade, onde se formou em 1985. Em 1986 atuou na campanha de Miguel Arraes ao governo do Estado de Pernambuco, pelo PMDB. Em 1987, é nomeado chefe do gabinete do governador eleito.

Em 1990, filia-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e concorre às eleições para deputado estadual, por Pernambuco, conquistando seu primeiro mandato. Na Assembleia Legislativa, foi líder e destacado parlamentar da bancada de oposição. No último ano daquele mandado, em 1994, concorre à vaga de deputado federal e chega ao Congresso Nacional com 133 mil votos. Licenciado, assume, em 1995, a Secretaria de Governo e, em 1996, a Secretaria da Fazenda do novamente eleito governador do Pernambuco Miguel Arraes.

Eduardo Campos foi reeleito deputado federal em 1998, e o terceiro mandato veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com apenas 38 anos, é nomeado, em 2003, ministro de Estado de Ciência e Tecnologia. Em 2005 é eleito para a presidência do PSB, cargo do qual se licencia para concorrer ao governo do Estado de Pernambuco. Vence as eleições com 65% dos votos e, em 2010, é reeleito com 82% dos votos válidos.

Eduardo Campos era casado com Renata de Andrade Lima Campos, com quem teve cinco filhos, Maria Eduarda, João, Pedro e José Henrique e Miguel.



Pesar e solidariedade

O presidente da Assembleia Legislativa e líderes dos partidos com representação na Casa deram depoimentos de pesar em relação ao falecimento de Eduardo Campos e seus acompanhantes na aeronave, bem como expressaram solidariedade aos familiares em relação às perdas.



Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa: "A morte precoce de Eduardo Campos é um duro golpe para o Brasil e para a política brasileira. Com menos de 50 anos de idade, Eduardo era um político com muita experiência e tinha o respeito da nação por seu espírito público e luta por um Brasil melhor. À família e amigos de Eduardo Campos, meus mais profundos sentimentos".



Enio Tatto "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Eduardo Campos. Ele era um político jovem, com uma vida e carreira promissoras. Com pouca idade, fez muito pelo Brasil. Foi deputado estadual e federal, duas vezes governador de Pernambuco e ministro dos governos Lula e Dilma. Por tudo isso, fiquei chocado com essa perda prematura. Solidarizo-me com sua mãe, esposa, toda sua família e o povo pernambucano por essa grande perda, principalmente para a política brasileira."



Edmir Chedid "É com pesar que recebi a notícia da morte de Eduardo Campos e dos demais profissionais que o acompanhavam na viagem a Santos. Lamento por esta tragédia. Há poucos dias havia me encontrado com o candidato durante um evento em Brotas (SP). Esta foi uma perda para todos os familiares de Eduardo Campos e, em especial, para a política brasileira."





Carlos Cezar, líder do PSB O dia 13 de agosto de 2014 ficará marcado na memória de todos os brasileiros que idealizavam um país melhor e mais justo. É um dia de luto... Nesta quarta-feira perdemos um ícone da nova política, Eduardo Henrique Accioly Campos. Pessoa do bem, casado e pai de cinco filhos, homem público íntegro, estadista, que exerceu a política com competência, honestidade e dedicação.

Filho e neto de políticos, quis Deus que Eduardo seguisse o exemplo do avô Miguel Arraes, até na data da morte, há nove anos. Novamente o dia 13 de agosto.

Deputado federal, ministro e governador de Pernambuco por duas vezes, Eduardo Campos buscou sempre o melhor para seu povo.

Como líder do PSB no maior parlamento estadual da América Latina, manifesto, em nome dos deputados que compõem a nossa bancada, a dor e tristeza que abatem todos nós que convivemos com esse jovem entusiasta, apaixonante e guerreiro. Hoje, o país perde, sem dúvida alguma, um de seus maiores líderes e nós perdemos o maior referencial do nosso partido. Um homem que sonhou e lutou até o último momento pelo que acreditava: um país justo, com mais educação e igualdade para todos. E esse legado jamais morrerá.

Nesse momento de dor e lamento, meus sentimentos e minha oração a toda a família, à esposa Renata, seus cinco filhos e todos que choram a partida de Eduardo. Também envio minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.



Barros Munhoz, líder do Governo: "Independentemente de partido político e de eleição, todos aqueles que se dedicam à causa pública e à vida pública hoje estão tristes, porque não há quem não admirasse Eduardo Campos. Um homem brilhante sob todos os pontos de vista, como ser humano, como pai, como político, como governador de Pernambuco, como deputado federal brilhante que também foi. Enfim, alguém jovem ainda, alguém corajoso, alguém em quem o Brasil todo depositava grandes esperanças. Então, como político e como brasileiro, eu me sinto hoje extremamente abatido, extremamente triste, por um acontecimento tão trágico e tão infeliz para todos nós. Que Deus abençoe sua família, Pernambuco e a todos nós."



Antônio Salim Curiati, líder do PP: "Lamento, profundamente, o falecimento do candidato Eduardo Campos, político jovem, brilhante, ativo, que infelizmente nos deixou no dia de hoje. Que Deus o receba em seus braços, e dê conforto e resignação aos seus familiares e amigos; enfim a todos que o admiravam!"



Jorge Caruso, líder do PMDB: "O país perdeu hoje um grande homem público, que exerceu o governo de Pernambuco com competência, dedicação e honestidade. Quero deixar registrados os meus sentimentos à família e a todo o povo pernambucano pela imensa perda de um de seus maiores líderes".



José Bittencourt, líder do PSD: "Sempre admirei o ex-governador Miguel Arraes, e Eduardo Campos havia herdado todas as características políticas de seu avô. Eduardo Campos era um político ético, competente e dinâmico. Sou convicto de que ele tinha muita contribuição a dar na disputa eleitoral de 2014 e enriqueceria muito o debate político e a disputa presidencial, pois era inegável o profundo amor que ele sentia pelo Brasil e os brasileiros. Estou profundamente abalado com essa perda e dirijo-me em oração a Deus para que conforte a família, amigos e aos brasileiros que amavam Eduardo Campos."



João Paulo Rillo, líder do PT: "Nós, deputados do PT, lamentamos profundamente a morte trágica de Eduardo Campos. O Brasil perde um político jovem e promissor e a família perde um filho, marido e pai dedicado. Eduardo Campos era, antes de tudo, um grande democrata, um otimista em relação ao futuro. Sua família marcou profundamente a história do Brasil ao se dedicar a causa da liberdade em nosso país. Nossos profundos sentimentos ao povo de Pernambuco, a sua família e aos amigos".



Beto Trícoli, líder do PV: "É com grande pesar e consternação que lamentamos o falecimento de Eduardo Campos, um cidadão raro, defensor da democracia e do desenvolvimento sustentável. Lamento igualmente o falecimento dos assessores e tripulantes. Essa perda é muito triste para o país. Eduardo Campos era uma liderança muito jovem e muito importante para o Brasil. À família de Eduardo Campos e das vítimas, nossas condolências e que Deus conforte o coração de todos".



Leci Brandão, líder do PCdoB: "Recebemos com a mais profunda tristeza a notícia. Neto de Miguel Arraes, destacava-se como um dos mais promissores nomes da nova política brasileira. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando fui ao Estado de Pernambuco fazer shows e sempre fui recebida com muito respeito e carinho por ele. Que Deus dê tranquilidade e envie muita luz para a esposa e para os cinco filhos de Eduardo - e envie conforto para todos os seus familiares. Que Deus conforte, também, as famílias de todos os assessores e envolvidos nesta tragédia. Minha solidariedade aos militantes e amigos do PSB."



Estevam Galvão, líder do DEM: "Estou extremamente chocado. É uma tragédia que inesperadamente interrompe a vida de um político jovem, repleto de sonhos e projetos. Neste momento, apenas Deus para consolar e confortar o coração dos familiares e amigos que perderam o ex-governador e demais passageiros e tripulantes daquele voo. Estamos todos em oração".



Cauê Macris, líder do PSDB: "Que tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. No momento em que a política precisa cada vez mais de homens de bem, o Brasil registra esta grande perda. Que Deus ilumine toda sua família".



Gilmaci Santos, líder do PRB: "Como todo brasileiro deve estar sentindo, também sinto essa lamentável perda para a política brasileira. Uma morte triste e inesperada de um jovem que teria muito a contribuir para a o país. Estou triste e chocado com os fatos que enlutam as famílias de todas as vítimas do acidente e que também provocam consternação em todo o Brasil".



Feliciano Filho, líder do PEN: "Foi com muita tristeza que recebi a notícia trágica envolvendo Eduardo Campos. É uma perda irreparável para o Brasil. Neste momento, quero manifestar meus sentimentos não só à família de Eduardo, mas também a todas as famílias que perderam seus parentes nesse trágico acidente".



Chico Sardelli (PV), 1º vice-presidente: "Eduardo Campos foi um grande amigo, companheiro de caminhada tanto em minha vida pessoal e política. Ele me apoiou e incentivou em meus mandatos de deputado, especialmente quando assumi o primeiro mandato de deputado federal, no ano de 2000. Na Câmara Federal, trabalhamos muito em conjunto na CPI CBF/Nike. Há poucos dias nos falamos por telefone, quando ele esteve em um compromisso na cidade de Limeira, mas infelizmente não pudemos nos encontrar pessoalmente. O Brasil perde um de seus maiores expoentes políticos. Um homem público competente, de caráter, seja como parlamentar, ministro ou governador".



Fernando Capez, 2º vice-presidente: "Uma irreparável perda política de um administrador competente e brilhante. Um jovem altamente preparado e muito determinado na busca daquilo que acreditava. Perdemos uma liderança que estava se consolidando no nosso País. É um choque para todos nós. O Brasil está de luto. Meus sentimentos aos familiares e amigos."





Pronunciamento oficial

Ao encerrar os trabalhos parlamentares do dia em Plenário, o Presidente Samuel Moreira, representando o Parlamento paulista, teceu comentários a respeito do falecimento de Eduardo Campos. "Em nome de todos os deputados, nós lamentamos profundamente o ocorrido. Lamentamos profundamente o falecimento de toda a equipe estava no avião com Eduardo Campos, a sua equipe de trabalho, a tripulação. Nossa solidariedade, nossos sentimentos a todos os familiares. E lamentamos também profundamente a morte tão precoce de Eduardo Campos, que vai fazer tanta falta para o Brasil, pela sua disposição de melhorar o país, pelo seu espírito público. Um político jovem e bastante experiente. O Brasil perde com a ausência de Eduardo Campos. Em nome da Assembleia, nós lamentamos profundamente, e os nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos de Eduardo Campos."

alesp