Alesp poderá reavaliar destinação de multas de trânsito
O Projeto de Lei 430/2013, aprovado pela Assembleia Legislativa, em sessão do último dia 3/7, e vetado pelo Poder Executivo destina até 20% do valor arrecadado com multas de trânsito para a modernização dos equipamentos e treinamento dos policiais civis e militares do Estado de São Paulo.
O objetivo do PL, de natureza autorizativa, é garantir melhores condições de trabalho para os policiais civis e militares do Estado de São Paulo, servidores estes que atuam na linha de frente do combate ao crime e que exercem um papel fundamental no sentido de garantirem a paz social e a integridade dos cidadãos.
Na justificativa da propositura, é lembrado o precário estado de equipamentos como viaturas, e ainda a falta de acesso a uma tecnologia adequada para o trabalho de investigação e repressão ao crime.
O veto aposto ao projeto pelo governador no dia 5/8 não se opõe ao mérito da propositura, mas à sua constitucionalidade formal e material. Quanto à matéria a justificativa do veto aponta conflito com o artigo 22, inciso XI, da Constituição federal, segundo o qual a competência legislativa sobre trânsito é privativa da União.
A justificativa assinada pelo governador também aponta que "o Código de Trânsito Brasileiro estabelece, de forma taxativa, que a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito...".
No aspecto formal, a justificativa do veto indica que "a iniciativa de leis para dispor sobre a destinação da receita oriunda da aplicação de multas administrativas, por envolver matéria orçamentária, é reservada ao chefe do Poder Executivo". Também aponta que a natureza meramente autorizativa da medida não a tornaria válida, pois esta circunstância não afastaria "o vício de inconstitucionalidade por usurpação de matéria reservada".
O veto ao PL 430/2013 deverá ser apreciado pela Assembleia Legislativa, que pode mantê-lo ou derrubá-lo.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações