A história do Legislativo registrada em fotos

Setor da Assembleia documenta eventos e manifestações
23/09/2014 19:15 | Da Redação

Compartilhar:

Personagens que fizeram e fazem a história do parlamento paulista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2014/fg165184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quem quer ver os personagens que integram a história do Parlamento paulista tem um endereço certo: o setor de Fotografia da Assembleia Legislativa, que conta com um banco de imagens com fotos desde a década de 1950, disponível para pesquisas.

Para facilitar a catalogação e não sobrecarregar os computadores da Divisão de Imprensa, onde fica o setor de Fotografia, parte do arquivo de imagens, com fotos de período anterior a cinco anos, foi enviado para o Acervo Histórico. Já as mais recentes podem ser acessadas no banco de imagens do setor de Fotografia. São mais de 50 mil fotos de parlamentares e de eventos que acontecem dentro e no entorno do Palácio 9 de Julho. As imagens disponíveis na agência de notícias podem ser baixadas e usadas livremente desde que citada a autoria.

Antigamente

O fotógrafo na função há mais tempo é Marco Antonio Cardelino, desde 1981. Ele lembra de fotógrafos antigos que registraram momentos da política paulista, como a posse de Jânio Quadros na prefeitura paulistana.

Cardelino recorda também do laboratório de revelação de filmes em preto e branco que existia no subsolo da Assembleia.

Um ano depois, o laboratório foi transferido para o então 6º andar, num espaço também adaptado para os serviços de laboratório. "Era uma verdadeira alquimia", afirma o fotógrafo Maurício Garcia de Souza, que entrou na Alesp em 1988.

Mauricio e Cardelino falam sobre as máquinas que usavam naquela época. "Tínhamos uma Rolleiflex, com negativo quadrado de 6X6, uma Minolta e uma Pentax de 35 milímetros", disse Maurício. As fotos eram em PB com alcance de cobertura menor. Não existia a agência de notícias.

As fotos coloridas, ainda com filme, passaram a ser feitas em 1996, mediante revelação e ampliação em laboratórios externos. Em 1998, chegaram as primeiras Mavikas e Colpixs, o que permitiu o uso de fotos digitais. O laboratório foi desativado em 2002.

Maurício e Marco guardam na memória momentos marcantes como: o velório do piloto Ayrton Senna, no Hall Monumental da Assembleia, quando milhares de pessoas passaram ao longo de horas para dar adeus ao ídolo; e a visita do líder sul-africano Nelson Mandela à Assembleia, pouco tempo após ser libertado da prisão. "Estive sentado ao lado dele e foi emocionante fotografá-lo", disse Maurício.

Modernidade

O setor de Fotografia hoje conta com uma equipe maior e uma enorme produção. "Antes íamos a um evento externo com filmes de até 36 poses. Agora tiramos de 50 a 200 fotos em cada um. Durante a edição do Parlamento Jovem, quando jovens estudantes são empossados deputados um dia ao ano, o número de fotos tiradas atinge a casa de mil", conta Maurício.

Segundo Cardelino e Maurício, a maior dificuldade encontrada no trabalho é a burocracia para obter credenciamento em eventos oficiais.

A equipe do setor de Fotografia conta ainda com José Antônio Teixeira, Roberto Navarro, Marcia Yamamoto e Vera Massaro.

alesp