Parlamentares jovens tiram dúvidas com deputada

Estudantes questionaram sobre situação da água em São Paulo
06/11/2014 20:12 | Da Redação: Alexandre Marzola e Lorrane Santos - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 6/11, os estudantes eleitos para o 16º Parlamento Jovem realizaram uma sessão de entrevistas com a deputada Célia Leão (PSDB), uma das criadoras do projeto que estabeleceu o Parlamento Jovem, em 1999. Em sua apresentação, a deputada declarou que os estudantes "são os profissionais do amanhã, os que vão construir o Brasil e cuidar da sociedade de alguma forma".

A jovem parlamentar Larissa Martins, de 11 anos, do partido dos Direitos Humanos, questionou a deputada sobre como garantir a igualdade entre os brasileiros. Célia respondeu que o direito à igualdade é algo presente em nosso dia a dia mas que precisa do respaldo da lei, o que tem sido aprimorado atualmente.

O partido da Educação, sempre a maior bancada do Parlamento Jovem desde sua primeira edição, encaminhou pergunta à deputada sobre a eficácia das escolas de ensino integral. Para Célia, essas escolas são uma boa proposta, porém é necessária "a interação de alunos de diversas idades e em diversos momentos".

Em resposta a representante do Partido da Cultura - Elizimara Lima, de 12 anos - sobre como a cultura brasileira pode ser expandida, Célia Leão defendeu que a temática deve entrar na vida de todos, através das escolas e suas disciplinas.

Sara Loureiro, do Partido da Natureza, perguntou sobre a crise da água no Estado de São Paulo e quais soluções a Assembleia teria para resolver isso. A deputada esclareceu que este problema não é somente de São Paulo, mas de todo o Sudeste e de outras regiões do país. Célia Leão lembrou que é importante os moradores economizarem água para que o recurso não falte.

O Partido da Saúde, com a terceira maior bancada do Parlamento Jovem, foi representado por Nicole Nunes, de 13 anos, que apontou o problema de superlotação nos hospitais do Estado. A deputada esclareceu que o principal problema é a falta de profissionais.

Célia Leão parabenizou os estudantes e disse que eles sairão mais experientes, ampliando o conhecimento.

O Parlamento Jovem é formado por 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Na edição deste ano, o grupo é formado por 33 alunos de escolas particulares e 61 de públicas, sendo 64 meninas e 30 meninos.

alesp