Opinião - Em defesa do HRCA/USP (Centrinho-Bauru)


07/11/2014 11:52 | Carlos Giannazi*

Compartilhar:


Após visita que fiz no dia 24 de outubro ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais " HRAC/USP,conhecido como Centrinho, em Bauru, fiquei tão impressionado com o atendimento humanizado, de qualidade, integrado e multidisciplinar que me convenci, mais do que já estava, em relação a minha total contrariedade com a decisão " se antes absurda agora para mim criminosa " do reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, e do Conselho Universitário em transferir o hospital para a Secretaria Estadual da Saúde. Dou o meu testemunho de que presenciei crianças de várias faixas etárias, portadoras de fissuras labiopalatais e malformações craniofaciais, sendo reabilitadas por profissionais dedicados, envolvidos, experientes e amorosos. O HRCA oferece tratamento com alta tecnologia de implantes osseointegrados e na área auditiva, como o implante coclear multicanal ("ouvido biônico"). Tudo gratuito, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A fim de cortar custos, despesas e sanear a crise da USP, provocada pelas recentes, desastradas e ímprobas gestões e pela falta do financiamento do governo estadual, o reitor conseguiu aprovar, de forma duvidosa " pois não havia quórum suficiente " no Conselho Universitário, a desvinculação desse hospital da universidade transferindo-o para a pasta da Saúde, que vem entregando paulatinamente todos os seus equipamentos públicos a Organizações Sociais.

Existe um consenso em vários setores da sociedade que a transferência do HRCA representará a destruição de todo um patrimônio de atendimento de excelência, de qualidade e de pesquisa, construído durante anos por professores, pesquisadores, alunos e funcionários. Todos perdem com a insana e criminosa decisão da reitoria e do Conselho Universitário que, numa visão economicista, fria e burra, colocam em risco uma das raríssimas chances de uma criança pertencente às camadas socioeconômicas mais sofridas e carentes ter acesso a um tratamento de excelência, gratuito e humanizado.

Conclamo a todos os deputados dos vários partidos e colorações ideológicas, e também aos membros do Ministério Público e da Defensória Pública, a visitarem o HRCA e defendê-lo desse atentado, desse crime lesa-pátria contra a humanidade, que é a sua desvinculação da USP e, consequentemente, a sua destruição. Não podemos mais permitir que os poucos equipamentos públicos que funcionam bem e prestam atendimento de qualidade para a população sejam desmontados, e sim que sejam exemplos e referências para os governos implantarem nas várias áreas de suas competências.

Talvez tenhamos que desvincular da USP o reitor Zago e os membros do Conselho Universitário que aprovaram tal medida, e não o HRAC.

Para terminar esse meu breve relato em defesa do Centrinho, cito um trecho de um poema de Vinicius de Moraes, musicado por Gérson Conrad, "Rosa de Hiroshima": Pensem nas crianças, mudas telepáticas. Pensem nas meninas cegas inexatas.

*Carlos Giannazi é deputado estadual e membro da Comissão de Educação e Cultura da ALESP

alesp