Comissão aprova projeto que proíbe a criação de animais em confinamento


07/11/2014 12:16 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Confinamento de animais deve ser combatido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Feliciano Filho (PEN) discutiu, na tarde desta quarta-feira (5/11), na Comissão de Meio ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de SP (ALESP), nove proposições que tratam da proteção e defesa dos animais. Dentre as aprovadas, quatro eram de sua autoria.

Um dos projetos de lei aprovados foi o PL 714/2012, que proíbe a criação de animais em sistema de confinamento.

"O confinamento de animais é uma das coisas mais tristes que existem",justificou Feliciano Filho. "Porcas que ficam sem poder se mexer, bezerros que tomam apenas leite e ficam praticamente imobilizados até o dia do abate para a carne ficar macia, galinhas poedeiras têm seus bicos serrados e ficam debaixo de luz dia e noite para não dormir e comerem mais" Em suma, muitos desses animais nem chegarão a ver o sol ou a natureza. Não sentirão em momento algum o afeto, o carinho e o amor de seu semelhante. Apenas nascem, sofrem e morrem."

Em muitos canis e gatis, oficiais e clandestinos, as matrizes são mantidas confinadas em gaiolas, por toda a vida, não têm acesso ao Sol, nem a possibilidade de se mover de acordo com as necessidades anatômicas, fisiológicas, biológicas e etológicas, muitas desenvolvem transtornos comportamentais irreversíveis.

O projeto está pronto agora para a ordem do dia.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp