Parlamento Jovem reafirma seu caráter de aula de democracia

Educação leva ao desenvolvimento equânime da sociedade, afirma Célia Leão
07/11/2014 17:40 | Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto, Maurício Garcia e Roberto Navarro

Compartilhar:

Mesa eleita dirige os trabalhos do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens parlamentares no plenário Juscelino Kubistchek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão preside sessão para eleição da Mesa do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165855.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um Parlamento Jovem predominantemente feminino, com expressiva representação do interior e preocupado com a educação, tomou posse nesta sexta-feira, 7/11. Entre os 94 eleitos, 64 são do sexo feminino, apenas 13 residem na capital e 33 formam a maior bancada, a do Partido da Educação.

A predominância das deputadas se refletiu na escolha da Mesa Diretora, vencida, em primeiro turno, com 51 votos, pela chapa Jovens Parlamentares do Futuro. A presidência do Parlamento Jovem 2014 coube a Nycole Nunes (Partido da Saúde) e a vice-presidência a Nathalia Franqlin (Partido da Natureza). Completaram a Mesa o 1º secretário Pedro Oliveira (Natureza) e o 2º secretário Lucas Catarino (Habitação).

"Nossa chapa tem dois meninos e duas meninas, representando diversos partidos. Queremos ouvir todos democraticamente e lutar pela aprovação dos projetos que tenham mérito", afirmou Nycole. Ela venceu os candidatos Carlos Eduardo Silva (Partido da Educação), da chapa UP, que teve oito votos; e Vinícius Santos (Educação), da chapa Comissão Revolucionária, que teve a adesão de 32 deputados jovens.

Antes da eleição, houve a cerimônia de instalação da Legislatura e de diplomação e posse dos deputados jovens, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), uma das idealizadoras do Parlamento Jovem. "Isso é literalmente a democracia", reafirmou Célia. "Todos nós, deputados, jovens, familiares e professores, sabemos que o caminho da educação é não só o melhor, mas o único para atingirmos o desenvolvimento equânime da sociedade."

Também presente ao evento, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) lembrou que os projetos apresentados no Parlamento Jovem representam "uma grande contribuição, pois podem futuramente ser aproveitados pelos deputados e se transformar em projetos de lei que vão ser discutidos nesta Casa".

Laís Santana, do Partido da Cultura, prestou o juramento de posse em nome de todos os deputados jovens. Depois de eleita a Mesa, cada um dos parlamentares apresentou seu projeto e o submeteu à votação do Plenário.

alesp