Contorno ferroviário para Rio Preto e Catanduva


10/11/2014 13:46 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Acidente ferroviário em Catanduva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ano após o descarrilamento matar oito pessoas em São José do Rio Preto, houve outro acidente ferroviário, agora em Catanduva. Na noite de quinta-feira, 6/11, vagões descarrilaram e atingiram o muro de uma escola de Catanduva. Apesar do acidente acontecer em um local movimentado, ninguém ficou ferido. Em ambos os casos, os trens pertencem à ALL (América Latina Logística), empresa concessionária do transporte ferroviário.

Desde o início de seu atual mandato, em 2011, o deputado Sebastião Santos (PRB) vem alertando as autoridades sobre as condições precárias das linhas férreas no Estado e sobre o número crescente de descarrilamentos, até que o pior aconteceu em Rio Preto. "No acidente de quinta não houve vítimas, mas se o descarrilamento tivesse acontecido durante o dia?", questiona o deputado.

Desde o acidente do ano passado, Sebastião iniciou uma ação pela retirada da linha férrea da área urbana de Rio Preto, mobilizando a população a assinar uma petição pública em favor do projeto de contorno ferroviário. As assinaturas começaram pela internet e, em seguida, a ação ganhou as ruas. Ao todo, já foram colhidos mais de 12 mil nomes. Este mês a coleta foi intensificada.

Com as assinaturas e o apoio da bancada do PRB de 21 deputados federais eleitos e um senador, Sebastião acredita que será mais fácil conseguir junto ao governo federal o recurso de R$ 250 milhões necessários para execução do projeto.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp