Declarações separatistas serão investigadas pela CDH na Assembleia

Ameaças a jornalistas em manifestação de rua também serão analisadas
11/11/2014 19:53 | Da Redação: Monica Ferrero Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 11/11, a Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH), presidida por Adriano Diogo (PT) reuniu-se para deliberar sobre sua pauta. Dois requerimentos sobre fatos recentes foram aprovados, ambos com ampla discussão entre os parlamentares presentes.

O primeiro requerimento aprovado, do presidente Adriano Diogo, pede providências da CDH sobre "as recentes e lamentáveis declarações do vereador e deputado estadual eleito Coronel Telhada, a respeito da sua defesa da separação do Estado de São Paulo da federação, declarados em seu perfil de rede social".

O autor do requerimento lembrou que Telhada, que é um servidor público, policial e vereador na Câmara Municipal de São Paulo, além de deputado estadual eleito, não deveria ter dado essas "manifestações de cunho racista, violento e homofóbico, que devem ser analisadas pela CDH de forma política, ética e legal, pois a Assembleia Legislativa não pode se calar".

Houve sugestão do deputado Marco Aurélio de Souza (PT) de que se faça ofício para levantar mais dados, pois "se trata também de declarações do vereador Telhada enquanto pessoa física".

Carlos Bezerra Jr. (PSDB), que considerou essas declarações "um desserviço à democracia", informou que a própria Câmara Municipal de São Paulo já está tomando medidas sobre o assunto e disse que a CDH poderia se informar sobre essas tratativas, "o que politicamente faz mais sentido". Ele leu ainda nota oficial da bancada do PSDB na Câmara, repudiando as declarações de Telhada.

Os deputados Gilmaci Santos (PRB) e Leci Brandão (PCdoB) apoiaram a sugestão de Bezerra. Bruno Covas (PSDB) sugeriu que o deputado Gilmaci fosse o relator do caso, para fazer um relatório a ser apreciado pela CDH. O presidente Adriano Diogo informou que também acompanhará o caso.

Jornalistas ameaçados

A CDH aprovou também requerimento do deputado Carlos Bezerra Jr. solicitando que documentação que entregou seja encaminhada, com pedido de providências, à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Esses documentos tratam de denúncias de difamação e ameaças de violência contra jornalistas que fizeram a cobertura da manifestação ocorrida na av. Paulista, em São Paulo, no último dia 1º/11.

Bezerra lamentou que nesta manifestação havia cartazes e pessoas pedindo a volta da ditadura militar. Os jornalistas que cobriam o evento foram hostilizados e tiveram seus perfis pessoais na internet vasculhados, e fotos pessoais expostas em blog. Houve ainda ameaças de agressões físicas. Ele citou duas vítimas, os jornalistas Gustavo Uribe, da Folha de S.Paulo, e Ricardo Chapola, do Estado de S.Paulo. Bezerra defendeu ainda que a investigação descubra quem está por trás do blog e quem o financia.

O presidente Adriano Diogo citou ainda que, nesta manifestação, o deputado federal eleito por São Paulo Eduardo Bolsonaro participou das provocações e foi fotografado portando arma no evento.

Também foram aprovados os pareceres dados aos PLs 380 e 394, ambos de 2014, e do deputado Enio Tatto (PT), que dispõem sobre a implantação de repúblicas para idosos de baixa renda nos municípios de Iperó e Tietê.

Ainda participou da reunião o deputado Hélio Nishimoto (PSDB). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.

alesp