Segunda dose da vacina contra HPV


19/11/2014 13:30 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini acompanha vacinação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT), autora do projeto de lei que prevê vacinação contra o vírus HPV em mulheres de 9 a 26 anos, no Estado de São Paulo, comentou a importância de as meninas de 11 a 13 anos tomarem a segunda dose da vacina, que está disponível na rede pública. "A implantação da vacina na rede SUS é uma grande conquista da sociedade. Além da valorização da saúde da mulher, é a ampliação de um direito dos cidadãos, já que a vacina atende também aos homens", salientou a deputada.

O trabalho da deputada em torno da vacinação do HPV na rede pública de São Paulo começou em 2007. Seu projeto, em tramitação na Assembleia, prevê a implantação da vacina na rede pública do Estado de São Paulo. Além de apresentar o projeto, ela levou a discussão sobre a vacina para a sociedade, no interior do Estado, em fóruns de debates, que envolveu especialistas da Unicamp e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

Em 2013, o governo federal anunciou a implantação da vacina contra o HPV via SUS em meninas de 11 a 13 anos. Antes, a vacina estava disponível, no país, apenas na rede privada e em algumas localidades em que o poder público local optou por oferecê-la. Em 2015, serão vacinadas com a primeira dose meninas de 9 a 11 anos.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp