Trágico acidente de trem
Faz um ano que um descarrilamento matou oito pessoas em São José do Rio Preto. O acidente provocado pelo trem da concessionária América Latina Logística (ALL) atingiu duas casas no Jardim Conceição, e deixou duas famílias marcadas para sempre pela dor. Adultos e crianças tiveram suas vidas interrompidas. Toda a cidade ficou em choque.
Certamente a tragédia poderia ter sido ainda mais grave se os vagões que transportavam grãos carregassem combustíveis, carga que é comum na região. O líquido poderia ter causado explosões que atingiriam todo o bairro. Fui o único deputado a acompanhar o doloroso resgate das vítimas. Das 16 pessoas envolvidas no acidente outras oito sobreviveram, mas a dor de ver o familiar falecendo fez com que o coração delas também fosse sepultado.
O que causa indignação é saber que a tragédia poderia ter sido evitada. Anos antes a prefeitura apresentou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o projeto para a construção de um contorno ferroviário para desviar os trens do perímetro urbano. A proposta na época avaliada em R$ 200 milhões. Em 2012 se cogitou a possibilidade deixar a obra de lado por conta do alto custo do projeto. E meu questionamento sempre foi: quanto vale uma vida?
Enquanto fui vereador em Rio Preto (2009-2010) já cobrava as autoridades sobre o perigo. Não é de hoje que as linhas férreas estão sucateadas. Trilhos deslocados, dormentes podres e uma série de outros fatores contribuem para novos descarrilamentos no território paulista. Este foi meu alerta quando assumi meu mandato de deputado na Assembleia Legislativa em março de 2011. Passei a monitorar os problemas em toda extensão da ferrovia paulista. Várias vezes cobrei atitudes dos órgãos executores. Infelizmente os descarrilamentos continuaram frequentes. Muitos foram os registros deste trabalho.
A ferrovia trata-se de uma concessão federal, e como deputado estadual, precisava mostrar força. Foi então, que no dia seguinte a tragédia. iniciei um movimento para recolher assinaturas para uma petição pública: Pela retirada dos trilhos da área urbana de Rio Preto. A ação começou na internet pelo site peticaopublica.com.br e ganhou as ruas da cidade. Hoje temos quase 15 mil apoiadores desta causa. São milhares de rio-pretenses que não aguentam mais a insegurança.
A linha passa por 28 bairros da cidade, começando pelo Distrito de Engenheiro Schmitt, que possui um dos trechos mais perigosos, chegando até o Gonzaga de Campos e Jardim do Cedro. A estimativa é que pelo menos 40 mil moradores convivam diariamente com a insegurança de trabalhar ou morar próxima a linha férrea.
Nesta terça-feira (25/11) gravo na TV Assembleia um programa para discutir o assunto. Receberei um representante da ALL, um do Dnit e um Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para discutir a eficiência da manutenção da ferrovia, os descarrilamentos na região e o projeto de contorno.
Este mês minha equipe de assessores intensificou a coleta das assinaturas. E pretendemos ainda este ano levá-las à Brasília, Com o apoio dos rio-pretenses e de todas dos 21 deputados federais leitos pelo meu partido, o PRB, e com o nosso senador lutarei para conquistar o recurso necessário para efetuar o contorno ferroviário que nossa cidade precisa. Esta é o meu trabalho, minha luta e não descansarei até que Rio Preto esteja livre deste perigo.
*Sebastião Santos é deputado pelo PRB. Acesse www.deputadosebastiaosantos.com.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações