Frente em defesa do Suas comemora aprovação da PEC 4 em primeiro turno

Proposta de emenda visa alinhar a Constituição ao Sistema Único de Assistência Social, criado em 2011
28/11/2014 18:21 | Da Redação: Joel Melo - Foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Telma de Souza (ao centro) com membros do Grupo de Apoio e Articulação, formado por gestores, trabalhadores e usuários do Suas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telma de Souza presidiu reunião da Frente Parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Telma de Souza (PT), coordenadora da Frente Parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), comemorou a aprovação em primeiro turno da PEC 4/2014, de sua autoria, como sendo um "fato histórico para a política de Assistência Social do Estado de São Paulo". A propositura contou com a participação do Grupo de Apoio e Articulação (formado por gestores, trabalhadores e usuários do Suas), que trabalhou em parceria com a deputada Telma na elaboração da emenda constitucional.

Em sua fala inicial, a deputada fez um breve histórico da frente, de seu começo em 2012, em Santos, durante o 5º Encontro Estadual dos Trabalhadores do Suas e de como a luta pela aprovação da mudança da lei que cuida da assistência social vem se desenvolvendo desde então, com o apoio de parlamentares, particularmente da liderança do Partido dos Trabalhadores, que somou esforços para, em reunião do Colégio de Líderes, convencer os líderes dos partidos da importância da PEC.

A deputada reconhece que a luta não é fácil: a PEC deve ainda ser aprovada em segundo turno para que passe a integrar a Constituição do Estado, cujo artigo 232 ainda trata a assistência social como promoção social. Telma, entretanto, disse que espera o apoio das lideranças presentes ao encontro para as fases que ainda faltam para a aprovação final da PEC.

A deputada comprometeu-se, ainda, a procurar os deputados que não votaram a favor da PEC para convencê-los da importância das mudanças.

O Grupo de Apoio e Articulação enviou cartas de agradecimento aos deputados que votaram a favor da PEC. Aos que votaram contra, o grupo ainda busca convencê-los da necessidade da alteração constitucional.

alesp