Casos de Aids entre jovens aumentam 21,5% em sete anos


02/12/2014 16:15 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Combate à Aids: mais recursos para campanhas educativas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) afirmou que serão necessários mais recursos do Estado para que a Secretaria da Saúde amplie as campanhas educativas estabelecidas a fim de alertar a comunidade sobre as formas de contágio das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Segundo o parlamentar, esta ampliação deverá privilegiar principalmente os jovens.

Um estudo realizado pela secretaria aponta que o número de notificações de casos de Aids entre os jovens de 15 a 24 anos de idade aumentou 21,5% nos últimos sete anos. De acordo com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, em 2007, foram notificados 594 casos da doença em pessoas dessa faixa etária, enquanto em 2013 foram registrados 722 casos.

"É preciso apoiar todas as iniciativas instituídas no Estado, bem como as que são desenvolvidas pelos municípios e pelas ONGs que trabalham para informar a comunidade sobre os riscos de contágio da doença. Por isso, reafirmei que é preciso mais recursos do Estado para campanhas educativas e compra de preservativos", complementou.

O parlamentar confirmou ainda que o número de casos de Aids entre os idosos aumentou neste mesmo período no Estado. Foram, segundo Edmir Chedid, 319 casos notificados em 2007 entre a população com 60 anos de idade ou mais, contra 322 casos em 2013. "Atualmente, quatro pessoas morrem por dia em decorrência da Aids em nosso Estado", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp