Medida do DAEE prejudica produtor rural de Tuiuti


04/12/2014 14:44 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Chedid (2º à dir.) e produtores rurais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Portaria publicada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que limita a utilização de água nas áreas rurais de bacias de domínio do Estado, tem resultado em prejuízos às atividades do produtor rural de Tuiuti. A medida impede a irrigação das plantações e pune com advertências e multas os profissionais que desobedecem a determinação estadual.

Segundo Edmir Chedid (DEM), muitos produtores rurais não aceitam a determinação desta portaria, que classificam como injusta em decorrência destas advertências e multas. "Não somente o produtor rural de Tuiuti tem sido prejudicado, mas todos que atuam na Região Bragantina e no Circuito das Águas. Por isso, demonstrei ao DAEE minha preocupação", disse.

O parlamentar explicou que a portaria prejudica o produtor rural por limitar o acesso à água e, embora esteja se vivendo um período de estiagem, ele sugere que o plano seja revisto. "É preciso encontrar uma alternativa ao problema da água, pois não podemos advertir ou punir os que a utilizam para a produção rural", complementou Edmir Chedid.

O assunto foi discutido entre o parlamentar, o presidente da Câmara Municipal de Tuiuti, Walter Pavesi Filho, e os produtores rurais Edner Soranz e Gabriel Miguel, que atuam no Bairro do Passa Três. "Pelo menos 100 produtores rurais de Tuiuti estão sendo diretamente prejudicados pela portaria do DAEE, fato que muito me preocupa", concluiu Walter Pavesi Filho.

echedid@al.sp.gov.br

alesp