Aeroporto de Guarujá está prestes a sair do papel


05/12/2014 10:13 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Telma de Souza e Moreira Franco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O aeroporto civil de Guarujá está prestes a sair do papel e tornar-se realidade. A afirmação é do ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, feita no dia 3/12 durante audiência com Telma de Souza (PT) em Brasília. Telma esteve na SAC para discutir detalhes do projeto daquele que seria o primeiro aeroporto civil metropolitano da Baixada Santista.

O ministro explicou à deputada " ex-prefeita de Santos " que restam apenas detalhes a serem discutidos entre a prefeitura de Guarujá e a Aeronáutica, uma vez que o aeródromo compartilhará espaços com o Núcleo de Base Aérea de Santos, instalação militar, em território guarujaense. O modelo é o mesmo existente nos aeroportos de Cumbica (São Paulo), Santos Dumont e Galeão (ambos no Rio de Janeiro). Segundo Moreira Franco, a ideia é que a área previamente destinada aos passageiros no projeto seja ampliada.

A prefeitura de Guarujá recebeu recentemente da SAC a outorga de parte da área da Base Aérea de Santos. A prefeitura, por sua vez, entregou à SAC sua sugestão para o Estudo da Modelagem de Concessão, que retornou para Guarujá com uma série de observações e questionamentos técnicos, com o compromisso de retornar a Brasília em até 15 dias, prazo que se encerra nos próximos dias. A previsão é de que o Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista comece a operar ainda em 2015, após a obtenção do EIA-Rima, que detalhará os impactos ambientais do empreendimento.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp