Audiência pública discute terceirização das atividades-fins das empresas
08/12/2014 20:00 | Da Redação
Mais uma audiência foi realizada na Assembleia Legislativa para que deputados e sindicalistas marcassem posição contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que está em tramitação na Câmara Federal. De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), o PL pretende regulamentar a terceirização de serviços na área pública e privada.
De acordo com o projeto de lei, os contratos com empresa prestadora poderão versar a sobre atividade econômica principal da empresa contratante. Atualmente, essa prática é vedada.
Audiência
Realizada nesta segunda-feira, 8/11, no auditório Paulo Kobayashi, a audiência contra a possibilidade da terceirização das atividades-fins das empresas contou com a participação dos deputados Beth Sahão, Luiz Claudio Marcolino e Geraldo Cruz (todos do PT) e das entidades Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e Forum dos trabalhadores ameaçados pela terceirização.
Também participaram sindicalistas e representantes de várias entidades sindicais, como Sindicato dos Bancários de São Paulo, Central Única dos Tabalhadores (CUT-SP), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (GCTB), Artsindical, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Segundo o deputado Luiz Claudio Marcolino, entre outras consequências danosas aos trabalhadores como um todo, a proposta de Mabel coloca em risco a garantia de negociação entre trabalhador e patrão estabelecida pelo Forum Nacional do Trabalho, criado no primeiro mandato do governo Lula, em 2011, e do qual foi integrante.
Para Beth Sahão e Geraldo Cruz, a consequência da terceirização vai desde a diminuição dos salários e precarização das condições de trabalho até o incremento cada vez maior dos lucros do patronato, passando pelo enfraquecimento dos sindicatos.
Sindicalistas
Para Osvaldo Bezerra, do Sindicato dos Químicos de São Paulo, "como estratégia de garantia de lucro, a terceirização é um dano à toda sociedade".
"Essa audiência é um marco na luta dos trabalhadores contra a precarização do trabalho que, infelizmente, não atinge apenas o setor bancários", afirmou Raquel Kacelnikas, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Teonílio Monteiro, o Barba, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ressalta que como o PL 4.330 não define que atividade das empresas podem ser terceirizadas, se ele for aprovado as empresas vão poder terceirizar todos os serviços que emprega. "O trabalhador está correndo risco e a população também".
Segundo Rogério Giannini, da CUT-SP, "o PL 4.330 tem por objetivo anistiar os empresários em relação ao enorme passivo de mão de obra terceirizada que já existe nas empresas". Já para o presidente CGBT, Paulo Saboia, "a terceirização é uma falência das relações capital-trabalho com prejuízo para os trabalhadores".
Edson Carneiro, o Índio, da Intersindical, "a terceirização é ainda mais grave nos setor público porque precariza ainda os serviços prestados à população que mais precisa da atenção do Estado".
* Com informações da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições