Projeto declara capoeira patrimônio cultural do Estado


15/12/2014 11:02 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:


Está em trâmite na Assembleia Legislativa o projeto de lei (PL 1414/1014), de autoria de Mauro Bragato (PSDB), que declara a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

O objetivo é garantir a preservação da capoeira, como patrimônio cultural. "Uma arte que mistura dança, música e cultura popular", esclarece o projeto.

A capoeira foi introduzida no Estado de São Paulo no final dos anos 60 e começo dos 70, em academias instaladas pelos mestres, como os instrutores são denominados.

"No Brasil, chegou no século XVI pelos escravos da etnia banto que junto trouxeram costumes, vestimentas e idiomas africanos", acrescenta o PL.

Capoeiristas de renome popularizam a arte no país. Entre os principais, os mestres Pastinha, da Bahia, que popularizou o estilo Angola e Bimba, que após uma apresentação a Getúlio Vargas, o ex-presidente transformou a capoeira em esporte nacional.

"Por se tratar de importante atividade artística, cultural e turística, a Capoeira merece ser declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo", conclui o deputado no PL.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp