Sociedade Visconde de São Leopoldo obtém utilidade pública


18/12/2014 11:17 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


De autoria de Telma de Souza (PT), foi sancionada a Lei 15.582/2014, que concede o título de Utilidade Pública Estadual à Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), entidade civil sem fins lucrativos, de caráter educacional. Ligada à igreja católica, a entidade é a mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Colégio Liceu Santista, que estão entre as mais tradicionais instituições de ensino da Baixada Santista.

De caráter conclusivo, o Projeto de Lei 766/2013 foi aprovado nas comissões da Assembleia Legislativa e, após a sanção do governador, foi publicado na edição de 8/12 do Diário Oficial do Estado.

Fundada em 1951, a entidade detém os títulos de utilidade pública federal e municipal. Entre outras coisas, o título estadual permite à entidade firmar uma série de convênios com o poder público estadual, inclusive os relacionados ao abatimento de impostos.

A Sociedade foi fundada por iniciativa do 3º bispo diocesano de Santos, Dom Idílio José Soares, que dá nome ao principal campus da Unisantos, instalado na Vila Mathias. O objetivo era instalar o primeiro curso jurídico da região, o que se concretizou um ano depois, em 1952, com a Faculdade de Direito, o primeiro dos 45 cursos que hoje formam bacharéis. A Unisantos tem 7.500 alunos divididos em três campi, dois no bairro da Vila Mathias e um no Boqueirão.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp