Seis parlamentares da 17ª Legislatura são eleitos para a Câmara dos Deputados, em Brasília


19/12/2014 00:39 | Da Redação: Fabiano Ciambra

Compartilhar:


Seis deputados estaduais participantes da 17ª Legislatura (2011-2015) obtiveram êxito em suas candidaturas ao cargo de deputado federal por São Paulo. Diplomados pelo TRE na sexta-feira, 19/12, Alex Manente (PPS), Ana Perugini (PT), Baleia Rossi (PMDB), Bruno Covas (PSDB), Olímpio Gomes (PDT) e Samuel Moreira (PSDB) tomarão posse na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 1º de fevereiro de 2015.

Alex Manente (PPS)

Alex Manente entrou para história política do Grande ABC como o vereador mais votado da região. Em 2004, aos 25 anos, obteve 12.507 votos na disputa à Câmara de São Bernardo, número que não foi superado na última eleição municipal.

Formado em direito, o então vereador mais jovem da cidade foi eleito deputado estadual em 2006, com 60.571 votos. Na Assembleia Legislativa, criou a Frente Parlamentar da Billings e acelerou as discussões sobre a Lei Específica da Billings, garantindo sua aprovação em 2009.

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o deputado reforçou a cobrança pela melhoria dos serviços de fornecimento de água, energia elétrica e telefonia. Ainda no primeiro mandato, assumiu a Comissão de Relações do Trabalho com o desafio de debater alternativas para ampliar as oportunidades de emprego no Estado, e levar ao Plenário a discussão sobre equiparação salarial em todas as categorias.

Alex Manente também é autor do projeto de lei que propõe a disciplina Introdução ao Direito nas escolas da rede estadual. Ao criar a medida, o deputado argumentou a importância em manter o cidadão bem informado sobre seus direitos e deveres, além de justificar a ampliação de postos de trabalho aos profissionais da área.

No Grande ABC, deixou sua marca ao encabeçar a batalha pela abertura da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo. Graças ao empenho do deputado, que conquistou recursos suficientes para equipar a unidade, ela foi aberta para atendimento gratuito à população, em 2009 - após 40 anos de fundação.

Em 2010, Alex Manente foi reeleito com 114.714 votos e tornou-se o deputado estadual mais votado do PPS em todo o Brasil. A maioria dos votos foi obtida no Grande ABC: 96.633 votos. Em São Bernardo, onde iniciou sua carreira política, foi o deputado mais votado, com 68.127 votos. O número superou a votação dos deputados federais eleitos do município. Em São Caetano, também garantiu a primeira colocação, com 10.040 votos.

Priorizando questões como saúde, segurança e transporte público, Alex Manente buscou, em seu último mandato na Assembleia, ser um elo entre o Grande ABC e o governo estadual para acompanhar os investimentos do Estado na região e cobrar importantes obras, como o Hospital de Clínicas de São Bernardo e a chegado do Metrô, fundamentais para o desenvolvimento regional.

Na 17ª Legislatura, Manente foi membro efetivo das comissões de Saúde e de Infraestrutura. Obteve 164.760 votos nas últimas eleições.

Ana Perugini (PT)

A deputada estadual Ana Perugini conclui seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa e toma posse, em 1º de fevereiro de 2015, de uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, cargo para o qual foi conduzida por 121.681 votos.

Casada, mãe de três filhas, é formada em direito pela PUC-Campinas. É funcionária licenciada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Começou sua atuação política nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e integrou movimentos populares que desencadearam na fundação do PT de Hortolândia, em 1980. É natural de Cariacica, no Espírito Santo, mas adotou São Paulo nos anos 1970, quando seus pais foram morar em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Mesmo com sua forte atuação social e política, apoiando candidatos e coordenando campanhas, candidatou-se a um cargo eletivo somente em 2004, quando foi eleita vereadora. Sua atuação na Câmara Municipal de Hortolândia desencadeou em sua candidatura e consequente eleição para deputada estadual em 2006.

Foi membro efetivo das comissões de Serviços e Obras Públicas; de Assuntos Metropolitanos e Municipais; de Ciência, Tecnologia e Informação. Foi também vice-presidente das comissão de Constituição de Justiça e da Comissão de Assuntos Metropolitanos.

Ana Perugini foi reeleita para a legislatura 2011-2014 com 115.342 votos, sendo a mais votada na RMC, com 80.068 votos provenientes da 19 cidades que compõem a região.

Em seus dois mandatos na Assembleia coordenou os trabalhos das frentes parlamentares de Defesa dos Direitos da Mulheres, de Acompanhamento das Ações da Sabesp e em Defesa dos Direitos dos Consumidores de Telefonia Fixa e Internet.

Baleia Rossi (PMDB)

Baleia Rossi é bacharel em direito e empresário na área da comunicação, já tendo, também, apresentado programas de tevê. Ingressou na vida pública aos 20 anos de idade seguindo vocação herdada do pai, Wagner Rossi. Nas eleições municipais de 1992, elegeu-se pela primeira vez, ocupando uma cadeira de vereador em Ribeirão Preto.

Depois de exercer a vereança por uma década, foi eleito deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006 e 2010. Nos seus três mandatos como deputado estadual, Baleia Rossi apresentou centenas de iniciativas parlamentares, algumas delas aprovadas e transformadas em leis importantes, como a que implantou o monitoramento eletrônico de presos em liberdade temporária e regime semiaberto; a que obriga a presença de desfibrilador nos locais com grande presença de público; e a que determina o fechamento de empresas que comercializarem madeira ilegal.

Foi membro titular de várias comissões, sendo, inclusive, vice-presidente da que considera a mais importante de todas: a de Constituição, Justiça e Redação. Foi o autor do pedido de instalação da CPI das Telefônicas, da qual foi presidente.

Baleia Rossi é autor de outros projetos em análise na Assembleia Legislativa. Entre eles está o que cria a Casa do Meio Ambiente em todos os municípios paulistas para assessorar empreendimentos públicos e particulares que possam interferir na natureza; o que prevê a destinação adequada ao chamado lixo eletrônico; e o que eleva para 1,5% o percentual do total da arrecadação do ICMS para a construção de moradias populares. Como fez nos seus três mandatos na Assembleia Legislativa, Baleia Rossi garante que, também em Brasília, vai trabalhar para retribuir a confiança de seus eleitores. Além de continuar apresentando projetos de grande interesse da população, vai lutar para levar recursos públicos federais para prefeituras e entidades filantrópicas, o que sempre foi uma de suas principais prioridades na vida pública. Nas eleições de 2014 obteve 208.352 votos.

Bruno Covas (PSDB)

Bruno Covas é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), economista pela PUC-SP e mestre em finanças públicas pela FGV.

Atualmente é professor de Direito Constitucional na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC).

Foi eleito deputado estadual pelo PSDB em 2006, com 26 anos de idade, quando obteve mais de 122 mil votos. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado no Estado, com 239.150 votos.

Como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento foi relator de projetos e aprovou, entre outras matérias, a ampliação da Linha 4 - Amarela do Metrô; programas e ações para a construção de unidades habitacionais destinadas a famílias com renda de até cinco salários mínimos; desafogamento do foro de Santo Amaro com a criação de mais dois foros na capital; aumento do número de defensores públicos; criação do salário mínimo estadual maior que o nacional; criação da nota fiscal paulista; apoio às santas casas de misericórdia e estadualização de hospitais.

Foi autor da lei que criou a Virada Cultural em todo o Estado. Aumentou o orçamento do Programa de Ação Cultural de R$ 4 milhões para R$ 18,5 milhões. Foi também autor do projeto de Responsabilidade Administrativa, que impede a paralisação de programas e obras públicas, e criador das frentes parlamentares de combate à Aids e de promoção da cultura luso-brasileira.

No ano de 2010, foi avaliado pelo Movimento Voto Consciente o deputado mais atuante do Estado de São Paulo.

Bruno Covas foi convidado por Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria do Meio Ambiente a partir do início de 2011, ocasião em que se licenciou do cargo de deputado estadual. Nas eleições de outubro de 2014, Bruno Covas obteve 352.708 votos.

Olimpio Gomes (PDT)

Paulista de Presidente Venceslau, Sergio Olimpio Gomes (PDT) é casado, pai de dois filhos. Bacharelou-se em direito pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo e é pós-graduado em comunicação, especializando-se em rádio e tevê pela Fundação Casper Líbero. Sua formação profissional ainda é integrada pelos cursos de ciências policiais de segurança e ordem pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB); e de instrutor de educação física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar (EEF). É mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar (Caes).

Inicialmente representava apenas os policiais, hoje ampliou seu universo de trabalho para todo o serviço público: sua base de atuação no Parlamento tem versado sobre segurança pública, educação física, comunicação, meio ambiente, assuntos jurídicos e trabalho. Reeleito em 2010, foi votado em 636 municípios do Estado de São Paulo, não obtendo sufrágio em apenas nove deles. Na capital, teve 48.200 de um total de 135.409 votos.

É autor, junto com Márcio Tadeu Anhaia de Lemos, do livro "Insegurança Publica e Privada - Basta de Hipocrisia". Na obra, os autores pretendem mostrar à sociedade brasileira a exata dimensão do problema da criminalidade e da necessidade medidas concretas urgentes. Discutem, entre outros, pontos polêmicos como a unificação das polícias e suas estruturas internas, a carreira dos policiais e a segurança privada. Abordam a tolerância brasileira com a prática de delitos, a impunidade, a ineficiência do judiciário, o caótico sistema prisional e o poder paralelo dentro dos presídios.

Nas eleições de 2014, Olímpio Gomes obteve 179.196 votos.

Samuel Moreira (PSDB)

Nascido em Governador Valadares (MG), em 9 de fevereiro de 1963, Samuel Moreira (PSDB) é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília (UniSanta), de Santos, em 1984. Começou a trabalhar, no ano seguinte, na Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa). Em 1988, ingressou na Sabesp, onde ocupou cargos de engenheiro e de gerência (Seccional, Divisional e do Departamento Técnico de Obras e Empreendimentos), até assumir a Superintendência Regional de Registro.

Sua atuação política teve início no movimento estudantil universitário. Em 1996, foi eleito prefeito de Registro, pelo PSDB, assumindo o mandato em janeiro do ano seguinte, quando também se elegeu presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

Com 87,5% de aprovação, Samuel Moreira foi escolhido o melhor prefeito do Estado, de acordo com pesquisa da revista Isto É, realizada em 2000. Foi reeleito para a prefeitura de Registro (2001-2004), com 80% dos votos.

Em 2001, Samuel Moreira foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), no qual cumpriu dois mandatos. Na mesma época, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam).

A convite de José Serra, então prefeito de São Paulo, Samuel Moreira assumiu, em 2005, o cargo de subprefeito de São Miguel Paulista, bairro da zona leste da capital.

Eleito deputado estadual em outubro de 2006, com 109.225 votos, assumiu o mandato na Assembleia em 2007. No mesmo ano, foi indicado vice-líder do governo na Casa e membro efetivo das comissões permanentes de Relações do Trabalho (CRT) e de Finanças e Orçamento (CFO). Na CFO, foi relator do Orçamento para 2008 (o primeiro da gestão Serra). Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de fraudes e desvios de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop). Em março de 2008, foi eleito líder do PSDB. Um ano depois, por unanimidade, foi reeleito para o cargo, que ocupou até março de 2010.

Na Legislatura 2011/2015, Samuel Moreira assumiu, no primeiro biênio, a Liderança do Governo. No segundo biênio foi eleito por seus pares presidente da Assembleia Legislativa. Nesses quatro últimos anos, Samuel atuou para a aprovação de importantes leis, destacando-se as que modernizaram a estrutura de cargos e carreiras de diversas secretarias, possibilitando a valorização do servidor público e a melhoria dos serviços prestados à população.

Nas eleições de 2014 obteve 227.210 votos.

alesp