Assembleia derruba veto e aprova projeto que proíbe comércio ambulante de óculos e lentes de contatos


06/01/2015 18:38 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Projeto do deputado Caramez restringe comercialização de óculos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg166869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quarta-feira, dia 17/12, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo derrubou o veto do então governador de São Paulo, José Serra, ao Projeto de Lei nº 897/2005 de autoria do de João Caramez (PSDB) que proíbe a comercialização de produtos ópticos, ou seja, óculos, lentes de contato e de sol por ambulantes ou em estabelecimentos não-autorizados. Agora, o PL seguirá para o atual governador do Estado, Geraldo Alckmin, para sanção em 48 horas. Caso não sancione, voltará para o Parlamento Paulista para que seja promulgado.

Com a derrubada do veto do governo do Estado, será restringida a venda de lentes oftálmicas e de contato, óculos com grau e óculos de sol aos estabelecimentos comerciais especializados e devidamente credenciados para tal finalidade, que dispõem do conhecimento e da técnica adequada para aferir a qualidade dos óculos comercializados e a sua compatibilidade com cada cliente.

O PL também prevê que a comercialização dos óculos de sol com certificação de qualidade emitida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas " IPT poderá se dar por qualquer estabelecimento idôneo.

"Esta restrição se faz necessária, uma vez que poucos são os fabricantes que se preocupam com a qualidade de seus produtos, submetendo-os à avaliação do Laboratório de Óptica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo " IPT e oferecendo ao consumidor instruções por escrito sobre o melhor uso do produto adquirido", disse Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp