Opinião: George Hilton: um homem que entende de gente


12/01/2015 16:44 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


Em meio a críticas ferozes esse baiano arretado não arredou o pé, e como todo bom brasileiro mostrou que sabe conviver muito bem com as críticas e preconceitos daqueles que pouco ou nada conhecem da sua história política. O novo ministro do Esporte mostrou que é capaz, sim, de ocupar um cargo de ministro de Estado em um país tão heterogêneo e complexo como o Brasil. "Posso não entender profundamente de esporte, mas entendo de gente. Eu entendo de gente. Eu sei ouvir, sei dialogar", disse Hilton em seu discurso de posse.

Quem acompanhou os noticiários deve ter percebido que o discurso do ministro não agradou muito a conhecida "opinião pública". Sinceramente, não entendo o porquê de tanto estardalhaço, qual seria o problema de seu discurso? A sinceridade, o não ser técnico no assunto ou o entender de gente? Como se sabe, uma das grandes críticas ao primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff foi à falta de diálogo, isso foi ecoado pela imprensa e até por sua base aliada no governo. Mas essa mesma imprensa agora crítica alguém que diz que entende de gente e que quer dialogar.

Dialogar é algo imprescindível para um Ministro de Estado, pois como está escrito na própria Constituição Federal, SEÇÃO IV, Artigo 86: "Os Ministros de Estado são auxiliares do Presidente da República, escolhidos dentre brasileiros natos, maiores de vinte e cinco anos, no gozo dos direitos políticos". Ou seja, cabe ao ministro auxiliar a presidente, dialogar com todas as partes e procurar o melhor caminho.

Mas, e a experiência, ela é importante? Claro, mas como dizer que um homem de 43 anos, formado em Ciências Sociais, radialista e que ingressou na vida política em 1998, elegendo-se deputado estadual pelo Estado de Minas Gerias, e que em outubro de 2014 foi eleito pelo PRB para o seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, com quase 150 mil votos, não tem experiência? Além de veterano no legislativo, Hilton é ainda membro do Parlamento do Mercosul e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente Regional do PRB/MG. Esse nada inexperiente homem ainda apresentou mais de 140 proposições na Câmara Federal e relatou 48 propostas. Além disso, o republicano é formado em Ciências Sociais, o que lhe dá bases excelentes. Muitos cientistas sociais já foram ministros ou secretários de Estado, além de Hilton, mais dois ministros escolhidos recentemente por Dilma tem a mesma formação.

Alguns veículos da imprensa ousaram dizer que Hilton nunca havia nem mesmo tocado no assunto esporte, sendo que em 2014, antes mesmo de saber que seria indicado ao ministério, Hilton comentou sobre a importância de se falar no tema e escreveu o artigo "O Brasil depois da Copa", em que falava sobre a maneira negativa como a imprensa tratou da Copa e afirmou que deveríamos aproveitar o sucesso da Copa e iniciarmos uma estratégia para mantermos a atração de turistas durante todo o ano.

Hilton não será o primeiro e nem o último a sofrer com as críticas antecipadas da imprensa, muitos outros ministros sem formação ou experiência relativa à pasta assumida foram criticados em suas posses e tiveram excelentes mandatos. Não foi muito diferente com Marcelo Crivella, o ministro da Pesca e Aquicultura, até mesmo Dilma, Lula e tantos outros foram chamados de inexperientes. Mas, George Hilton vem demostrando exatamente o contrário, já que em pouco mais de uma semana no cargo, já se reuniu com diversos especialistas e representantes da área.

Na semana passada, em entrevista ao portal da ESPN e questionado sobre a escolha de Dilma, o presidente nacional do PRB, o advogado Marcos Pereira disse que George Hilton "tem virtudes fundamentais para uma boa gestão". Pereira, assim como o filósofo grego Aristóteles (384 a.C), acredita que essas virtudes podem levar ao bem comum. Nem sempre a experiência em um assunto específico resulta em uma boa gestão, mas as escolhas do ministro é que trarão bons resultados, ou como disse o escritor inglês Aldous Huxley: "Experiência não é o que acontece com um homem; é o que um homem faz com o que lhe acontece".

Tenho absoluta certeza de que o ministro George Hilton fará um excelente trabalho e dará continuidade a sua trajetória política frutífera iniciada no legislativo. Parabéns ministro e amigo George Hilton. Parabéns Brasil, pois essa escolha dará novos e bons rumos ao esporte nacional.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp