Deputado constituinte Paulo Osório


14/01/2015 18:41 | Antônio Sérgio Ribeiro*

Compartilhar:

Deputado constituinte Paulo Osório <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg166953.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2015, aos 71 anos, em sua residência em São Paulo, o ex-deputado constituinte Paulo Osório.

Paulo Osório Silveira Bueno nasceu na cidade de São Paulo em 20 de novembro de 1943. Era filho de Osório Silveira Bueno e de Maria Conceição Monteiro Silveira Bueno.

Era formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi presidente do Centro Rio Branco, coordenador da Arena Jovem, em 1970, (Aliança Renovadora Nacional - Arena, partido do governo que assumiu o poder após a Revolução de março de 1964), e secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo na cidade de Rio Claro.

Nas eleições de 15 de novembro de 1986, foi eleito deputado estadual com 23.117 votos, pela Coligação "União Popular", integrado pelo Partido Democrático Social - PDS, agremiação politica da qual era filiado, e pelos partidos: PFL, PDC, PPB, PCN, PMC, PMB e PND.

Assumiu sua cadeira no Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo paulista, em 15 de março de 1987, para a 11ª legislatura - quatriênio de 1987/1991. Na Alesp foi integrante das Comissões Permanentes no biênio 1987/1988, como membro efetivo na Comissão de Finanças e Orçamento, e na Comissão de Fiscalização e Controle; como suplente nas Comissões de Agricultura e Pecuária e na de Economia e Planejamento. No segundo biênio da legislatura, entre 1989/1990, pertenceu como integrante efetivo na Comissão de Fiscalização e Controle, e também na de Promoção Social. Como suplente, foi das comissões de Administração Pública e na de Finanças e Orçamento.

Durante os trabalhos constituintes atuou como membro efetivo na Comissão de Ordem Econômica e Social e suplente nas Comissões do Poder Legislativo, de Finanças e Orçamento e de Sistematização.

Foi um dos 84 subscritores da atual Constituição do Estado de Estado, promulgada solenemente na histórica sessão realizada em 5 de outubro de 1989.

Em depoimento prestado em outubro último a TV Alesp, no programa Assembleia Repórter, quando das comemorações dos 25 anos da Constituição paulista, afirmou que a nova Carta foi preparada por uma geração inspirada, uma verdadeira Assembleia de notáveis. Disse também que acreditava que os princípios e normas elencados na Constituição paulista correspondiam aos anseios da população, destacando importantes pontos definidos, como a descentralização do Estado nas áreas da saúde e educação.

No PDS paulista exerceu o cargo de secretário-geral, e foi membro do Diretório Nacional do partido.

Como advogado, era integrante, desde a sua fundação em 2005, do escritório Simões Caseiro Advogados, atuando nas áreas de contencioso cível e resoluções alternativas de conflitos.

Foi casado com Maria Angélica Barbosa Silveira Bueno, tendo o casal dois filhos: Osório Silveira Bueno Neto e Mariana Silveira Bueno.

O enterro do deputado Paulo Osório Silveira Bueno foi realizado no final da tarde desta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2015, no cemitério São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista.

*Antônio Sérgio Ribeiro, advogado e pesquisador. É funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp