CPI da violência nas universidades ouve estudantes de Medicina da USP

Nesta semana ainda, devem comparecer alunos da FMUSP e da PUC de Sorocaba
26/01/2015 19:04 | Da redação

Compartilhar:

Reunião em 21/1/2015, presidida por Adriano Diogo, para oitiva do reitor Marco Antonio Zago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg167084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI instaurada para investigar as denúncias de violações aos direitos humanos nas universidades reúne-se nesta terça-feira, 27/1, às 14 horas, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa. O objetivo é colher o depoimento de sete pessoas ligadas à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Serão ouvidos os alunos Silvio Tacla Alves Barbosa, Renan Maloni Augusto, Leonardo Bicarata Turra e Vinicius Diniz. Também devem comparecer Artur Danila e Flávio Augusto Miorim, respectivamente residente e formado por daquela faculdade. Foi convidado ainda o médico psiquiatra Leon Lobo de Souza Garcia, também formado pela FMUSP.

Para a reunião da próxima quarta-feira, 28/1, foram convidados alunos ligados à diretoria da Associação Atlética Oswaldo Cruz (AAOC) da FMUSP. Já na próxima quinta-feira, virão à CPI para prestar depoimento nove estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba. Todas as reuniões serão no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo, às 14 horas.



Denúncias

A reunião do dia 27/1 será a 14ª da CPI. Têm sido ouvidos nessas audiências alunos de diversas faculdades, que denunciam maus tratos, abusos físicos e psicológicos não só durante os trotes como em festas e no cotidiano acadêmico. Foram relatados ainda casos de estupro, sexismo, discriminação racial e contra alunos LGBT.

Além de alunos, já compareceram à CPI professores e diretores das faculdades. O reitor da USP, Marco Antonio Zago, compareceu à reunião ocorrida no último dia 21/1, quando falou sobre medidas que a universidade está tomando para resolver o problema. Ele estava acompanhado na ocasião de diretores de diversas faculdades da USP.

As denúncias foram inicialmente feitas à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, por aluno da FMUSP, com oitiva não só de alunos e professores como de diretores de faculdades, como, no último dia 25/11, do diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. Diante da gravidade do problema, o presidente da CDH, deputado Adriano Diogo (PT), fez o pedido da CPI, que foi aprovado rapidamente, por acordo de lideranças.

A primeira reunião da CPI ocorreu no dia 17/12/2014, quando foi aprovado, entre outros, requerimento permitindo a continuidade dos trabalhos durante o mês de janeiro. Já foram ouvidos alunos e professores das Faculdades de Medicina da USP campi São Paulo e Ribeirão Preto, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, PUC de Campinas, entre outros.

A CPI deverá terminar seus trabalhos e apresentar relatório até o próximo dia 14/3, quando se encerra a atual legislatura.

alesp