Programa de prevenção ao câncer de mama


04/02/2015 17:30 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Geraldo Alckmin e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin sancionou, no dia 29/1, a Lei 15.689/2015, fruto do Projeto de Lei 908/2014, de Orlando Morando (PSDB), que torna permanente o programa de prevenção e combate ao câncer de mama denominado Mulheres de Peito criado e mantido pelo governo do Estado de São Paulo.

"O câncer de mama é uma das principais causas de morte nas mulheres. O Programa Mulheres de Peito é fundamental, pois tem o objetivo de conscientização sobre a importância da realização do exame e da facilidade do acesso, como dispensa do pedido médico, agendamento e garantia do tratamento logo após o diagnóstico", explicou Morando.

"Com este programa queremos estimular a detecção precoce do câncer de mama, que tem alto índice de mortalidade. Quanto mais cedo a mulher obter o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento", afirmou o secretário da Saúde, David Uip.

Com essa lei, o programa Mulheres de Peito se torna obrigatório no Estado, amplia o acesso e incentiva as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS. Além de realizar exames nos hospitais, o Programa possui carretas-móveis, caminhões adaptados para percorrer os municípios paulistas, incluindo locais distantes onde o exame não é oferecido.

omorando@al.sp.gov.br

alesp