Parlamentar solicita fiscalização ambiental no Vale do Ribeira


12/02/2015 10:47 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Iporanga é a porta de entrada para quem visita o Petar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) deverá intensificar o monitoramento do nível de contaminação de água e solo no Vale do Ribeira, na divisa dos Estados de São Paulo e do Paraná. A medida atende solicitação encaminhada em julho de 2014 à Secretaria de Estado do Meio Ambiente pelo deputado Edmir Chedid (DEM).

A iniciativa tem por objetivo reforçar ações de fiscalização e controle da contaminação por chumbo e outros metais pesados. "E exigir a recuperação das áreas degradadas e responsabilizar as mineradoras por danos ambientais", destacou o parlamentar.

A exploração comercial de minerais na região ocorreu até os anos 1990. Contudo, materiais tóxicos foram mantidos na região pelas empresas de mineração, constituindo risco ambiental ao solo, águas superficiais e subterrâneas. "Quem não cumprir as medidas exigidas está sendo autuado, com penalidade de multa", informou a Cetesb.

Análises realizadas de 2008 a 2013 apontaram tendência de aumento dos teores de chumbo nos rios Betary e Ribeira, que cortam municípios da região.

"O Vale do Ribeira, berço do Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), representa importante área de preservação no Estado. Seus parques e reservas naturais de mata atlântica, muito procurados por pesquisadores e adeptos do turismo de aventura, guardam milhares de espécies de fauna e flora. Além disso, é preciso evitar riscos de contaminação à população local", concluiu Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp