Campanha da Fraternidade de 2015 promove reflexão sobre a ação da Igreja Católica na sociedade






Representantes da Igreja Católica se reuniram na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 12/2, para debaterem sobre a Campanha da Fraternidade para 2015, que terá como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade. O deputado Padre Afonso Lobato (PV), autor da iniciativa, enfatizou que esse tema possibilitará maior reflexão sobre a missão da Igreja Católica na sociedade, dialogando com os poderes constituídos e contribuindo na busca do bem comum dos cidadãos.
Segundo Lobato, embora o Brasil seja um Estado laico, a Igreja tem o direito de opinar e participar das decisões que afetam a sociedade. "Às vezes, querem limitar a ação da Igreja à sacristia, mas sua missão é muito mais ampla, o cristão é chamado para ser o sal da terra, luz do mundo", declarou o parlamentar. Ele lembrou que há aproximadamente 10 anos o tema da campanha foi sobre o uso da água, um dos graves problemas vividos pela nossa região atualmente.
Representando o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, que se encontra em viagem ao Vaticano, o bispo Edmar Peron declarou que o tema visa "aprofundar, à luz do evangelho e das diretrizes do Concílio Vaticano, o diálogo com os vários segmentos da sociedade, colaborando na busca do bem comum". Ele ressaltou que o cristão é também um cidadão, e que esse diálogo é a forma de encontrar os melhores caminhos para o bem do povo.
Lembrando que a Campanha da Fraternidade - iniciada em 1964 e lançada anualmente sempre na quarta-feira de cinzas - está em sua 52ª edição, bispo Pedro Luiz Stringhini disse que a escolha do tema é decidida pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "Escolher um tema não é fácil, há uma lista de temas sendo debatidos, que vêm sempre acompanhados de um lema e cartaz. Em 2015, o lema é baseado numa frase de Jesus: "Eu vim para servir". Já o cartaz traz uma foto do papa Francisco beijando o pé de uma pessoa.
"Estado e Igreja são entidades distintas, mas não se contrapõem", declarou o bispo emérito de São Miguel Paulista, Fernando Legal, que participa efetivamente dessas campanhas há mais de 20 anos. Segundo ele, embora o governo seja o responsável maior, a Igreja Católica também tem o direito de se manifestar e participar nessa busca do bem comum da sociedade. Fernando destacou a importância da participação de todos na sociedade. "Quando uma pessoa faz um mal, isso reflete na vida dos demais, o mesmo se dá quando ele promove o bem, situação em que toda a sociedade se beneficia", observou.
O deputado Ed Thomas (PSB), presente à reunião, louvou a escolha do tema. A sociedade tem sofrido muito com a violência e o desamor. O lema "Eu vim para servir" também serve para as autoridades refletirem sobre as suas condutas. "Política é um instrumento de transformação, mas muitas autoridades desse país têm buscado apenas servir-se do cargo, esquecendo que foram chamadas para o oposto", lamentou o parlamentar.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações