Campanha da Fraternidade de 2015 promove reflexão sobre a ação da Igreja Católica na sociedade


12/02/2015 17:01 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Marco Antônio Cardelino

Compartilhar:

Antonio Carlos Frizzo, Padre Afonso Lobato, Bispo Fernando Legal, Bispo Dom Pedro Luiz, Bispo Edmar Peron e deputado Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e autoridades prestigiam o evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antonio Carlos Frizzo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes da Igreja Católica reunidos na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes da Igreja Católica reunidos na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes da Igreja Católica se reuniram na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 12/2, para debaterem sobre a Campanha da Fraternidade para 2015, que terá como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade. O deputado Padre Afonso Lobato (PV), autor da iniciativa, enfatizou que esse tema possibilitará maior reflexão sobre a missão da Igreja Católica na sociedade, dialogando com os poderes constituídos e contribuindo na busca do bem comum dos cidadãos.

Segundo Lobato, embora o Brasil seja um Estado laico, a Igreja tem o direito de opinar e participar das decisões que afetam a sociedade. "Às vezes, querem limitar a ação da Igreja à sacristia, mas sua missão é muito mais ampla, o cristão é chamado para ser o sal da terra, luz do mundo", declarou o parlamentar. Ele lembrou que há aproximadamente 10 anos o tema da campanha foi sobre o uso da água, um dos graves problemas vividos pela nossa região atualmente.

Representando o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, que se encontra em viagem ao Vaticano, o bispo Edmar Peron declarou que o tema visa "aprofundar, à luz do evangelho e das diretrizes do Concílio Vaticano, o diálogo com os vários segmentos da sociedade, colaborando na busca do bem comum". Ele ressaltou que o cristão é também um cidadão, e que esse diálogo é a forma de encontrar os melhores caminhos para o bem do povo.

Lembrando que a Campanha da Fraternidade - iniciada em 1964 e lançada anualmente sempre na quarta-feira de cinzas - está em sua 52ª edição, bispo Pedro Luiz Stringhini disse que a escolha do tema é decidida pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "Escolher um tema não é fácil, há uma lista de temas sendo debatidos, que vêm sempre acompanhados de um lema e cartaz. Em 2015, o lema é baseado numa frase de Jesus: "Eu vim para servir". Já o cartaz traz uma foto do papa Francisco beijando o pé de uma pessoa.

"Estado e Igreja são entidades distintas, mas não se contrapõem", declarou o bispo emérito de São Miguel Paulista, Fernando Legal, que participa efetivamente dessas campanhas há mais de 20 anos. Segundo ele, embora o governo seja o responsável maior, a Igreja Católica também tem o direito de se manifestar e participar nessa busca do bem comum da sociedade. Fernando destacou a importância da participação de todos na sociedade. "Quando uma pessoa faz um mal, isso reflete na vida dos demais, o mesmo se dá quando ele promove o bem, situação em que toda a sociedade se beneficia", observou.

O deputado Ed Thomas (PSB), presente à reunião, louvou a escolha do tema. A sociedade tem sofrido muito com a violência e o desamor. O lema "Eu vim para servir" também serve para as autoridades refletirem sobre as suas condutas. "Política é um instrumento de transformação, mas muitas autoridades desse país têm buscado apenas servir-se do cargo, esquecendo que foram chamadas para o oposto", lamentou o parlamentar.

alesp