Comissão da Verdade dos Crimes da Democracia será instalada nesta sexta-feira

Objetivo é somar forças à luta de organizações de familiares de vítimas da violência policial
19/02/2015 18:50 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:

Balões simbolizaram vítimas dos Crimes de Maio em ato realizado no dia 12/5/2014, na Praça Mauá, em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros do movimento Mães de Maio na sessão solene da Comissão de Direitos Humanos que entregou a 16ª edição do prêmio Santo Dias, em 10/12/2012.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Mães de Maio, criada pelo deputado Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, será instalada nesta sexta-feira, 20/2. O evento, que contará com a participação dos movimentos sociais e organizações, definirá uma agenda de audiências.

Essa comissão conta com o auxílio técnico de consultores da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Seu objetivo é somar forças na luta de diversas organizações de familiares de vítimas da violência policial, que não medem esforços para ter sua dignidade restituída e para buscar um país mais justo.

Crimes de Maio

"Em maio de 2006, ao menos 500 pessoas foram mortas pelo aparato repressor do Estado, sobretudo na Grande São Paulo e na Baixada Santista", afirma Adriano Diogo. "Contra o apagamento de seus nomes, e de tantos outros que foram humilhados e jogados nas valas comuns da memória, convidamos a todos para fortalecer a criação da Comissão da Verdade da Democracia Mães de Maio".

A iniciativa da comissão está em consonância com a lei que instituiu o Dia Mães de Maio no calendário oficial do Estado de São Paulo (Lei 14.981, de 05/04/2013, de Telma de Souza-PT), bem como a lei que instituiu a Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violências no Estado de São Paulo (Lei 15.501, de 16/07/2014, da Comissão de Direitos Humanos), ambas aprovadas por esta Casa legislativa e sancionadas pelo governador do Estado de São Paulo.

alesp