Agentes escolares denunciam precárias condições de trabalho


20/02/2015 10:32 | Da Redação

Compartilhar:

Servidores buscam valorização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Centenas de agentes de organização escolar da rede estadual de ensino participaram da audiência pública, no dia 10/2, organizada pelo professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Os servidores denunciaram os baixíssimos salários (R$ 970), as precárias condições de trabalho, desvio de função, sobrecarga de atividades e atribuições, assédio moral, falta de evolução funcional e desvalorização da carreira, entre outros problemas.

Muitos destes profissionais relataram que se sentem invisíveis aos gestores da educação, já que são sempre ignorados quanto aos parcos reajustes dados às demais categorias da rede. Giannazi disse que todos os projetos de lei de sua autoria para melhoria dos salários dos profissionais da educação incluem os agentes de organização escolar.

O parlamentar vai marcar, com urgência, uma reunião com o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, para encaminhar e exigir o atendimento das justas reivindicações da categoria, que será representada na ocasião por uma comissão de trabalhadores.

"Os agentes de organização escolar são profissionais da Educação e cumprem um papel importante no funcionamento e na estrutura da escola. Sem eles a escola não funciona, por isso devem ser valorizados tanto quanto professores e gestores", disse Giannazi. O deputado Adriano Diogo (PT), presente na audiência, apoiou as manifestações dos agentes.

carlosgiannazi@al.sp.gov.br

alesp