Parlamentar alerta sobre risco de leptospirose


24/02/2015 11:48 | Da assessoria da 2º Secretaria

Compartilhar:

Poças d"água e enxurradas devem ser evitadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A leptospirose está entre as doenças que mais se proliferam durante as chuvas. Para evitar a contaminação, o 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), reiterou à comunidade o alerta do Estado sobre as medidas de proteção contra a doença em dias de chuvas mais intensas com risco de enchentes.

"Normalmente, o contágio da doença acontece por meio da água e da lama das enchentes ou ainda de córregos, esgotos, fossas e até mesmo de lagos e represas contaminados pela urina de roedores urbanos infectados, como ratos de telhado e ratazanas. Somente no ano passado foram confirmados 729 casos de leptospirose no Estado", completou.

Os primeiros sintomas são febre aguda, dores de cabeça e corpo, especialmente nas panturrilhas, além de olhos amarelados e urina escura. "Quando o diagnóstico e o início do tratamento não são feitos rapidamente, a doença traz outras complicações como icterícia (pele amarelada) e hemorragias no intestino, nos pulmões, no estômago e nas mucosas", disse.

Entre os principais cuidados para se evitar a doença, Edmir Chedid destacou a importância de se evitar as poças d"água e enxurradas, além de jamais permitir que as crianças brinquem em poças e canaletas de escoamento da água. "Alimentos e medicações que estão em ambientes de inundação devem ser descartados, mesmo que a embalagem não tenha sido violada", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp