A CPI da Telefonia Móvel, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB), ouviu na quarta-feira, 25/2, os representantes do Procon/SP, Marta Cassis e Carlos Eduardo Simetta, que forneceram informações quanto aos índices de reclamação de usuários referente às operadoras de telefonia móvel no Estado. Segundo o cadastro de reclamações fundamentadas do Procon/SP, entre 2010 e 2014, foram 19.763 denúncias de usuários. A Vivo lidera com 6.741, seguida pela Claro, com 5.203; Oi, 3.842; Tim, 3.425; e Nextel, 552 reclamações. "Os números constatados são absurdos. Os representantes do Procon/SP tiveram a oportunidade de expor na CPI alguns casos que foram solucionados, mas ainda é um número muito inferior mediante o que existe sem solução. Está comprovado que o serviço das operadoras de telefonia móvel está muito aquém do que a população merece, lembrando ainda que é um serviço caro", comentou Morando. Na reunião foi aprovado o convite para que Elisa Vieira Leonel, superintendente de Relação com Consumidores da Anatel, preste esclarecimentos acerca da Resolução 632, que institui o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Também foi aprovada a convocação dos presidentes das operadoras. "Queremos ouvir os presidentes das operadoras para que eles façam os devidos esclarecimentos", finalizou Morando. omorando@al.sp.gov.br