Operadoras lideram ranking de reclamações


26/02/2015 17:34 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

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Deputado Orlando Morando e representantes do Procon <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI da Telefonia Móvel, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB), ouviu na quarta-feira, 25/2, os representantes do Procon/SP, Marta Cassis e Carlos Eduardo Simetta, que forneceram informações quanto aos índices de reclamação de usuários referente às operadoras de telefonia móvel no Estado. Segundo o cadastro de reclamações fundamentadas do Procon/SP, entre 2010 e 2014, foram 19.763 denúncias de usuários. A Vivo lidera com 6.741, seguida pela Claro, com 5.203; Oi, 3.842; Tim, 3.425; e Nextel, 552 reclamações.

"Os números constatados são absurdos. Os representantes do Procon/SP tiveram a oportunidade de expor na CPI alguns casos que foram solucionados, mas ainda é um número muito inferior mediante o que existe sem solução. Está comprovado que o serviço das operadoras de telefonia móvel está muito aquém do que a população merece, lembrando ainda que é um serviço caro", comentou Morando.

Na reunião foi aprovado o convite para que Elisa Vieira Leonel, superintendente de Relação com Consumidores da Anatel, preste esclarecimentos acerca da Resolução 632, que institui o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Também foi aprovada a convocação dos presidentes das operadoras. "Queremos ouvir os presidentes das operadoras para que eles façam os devidos esclarecimentos", finalizou Morando.

omorando@al.sp.gov.br

alesp