"O turismo é fonte de desenvolvimento", afirma 1º secretário


02/03/2015 19:41 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Sidney Raimundo, Elizabete Wada, Marcelo Cândido da Silva, Enio Tatto, Mario Carlos Bene, Alexandre Neto, Julio Cesar Souza e Jun Alex Yamamoto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg167847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Não há mais o que se discutir sobre a importância do turismo. Segundo a Organização Mundial do Turismo, somente no ano de 2014, 1,087 bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais. O turismo representou U$ 1,4 trilhão ou 9% do produto interno bruto gerado no mundo, sendo que um em cada 11 empregos estão no turismo e 6% da exportação mundial também está no turismo", disse o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), na abertura da Aula Magna do Programa de Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP). Com o apoio de Tatto, a Assembleia Legislativa e a EACH-USP promoveram pelo segundo ano consecutivo a Aula Magna do Programa de Mestrado em Turismo nesta segunda-feira, 2/3, na Assembleia.

Desta vez, os palestrantes foram o professor Marcelo Cândido da Silva, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP, com o tema "Os Caminhos da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo", e Jun Alex Yamamoto, coordenador geral do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

"Há muitos anos a atividade turística tornou-se fonte de desenvolvimento econômico, cultural e social em todo mundo", prosseguiu Tatto. Para ele, "o Brasil, desde a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, no primeiro governo do presidente Lula, intensifica sua atuação nesta área, principalmente com a criação de infraestrutura específica, campanhas de marketing direcionadas e políticas públicas específicas para o setor".

Conforme o deputado, no Brasil os números ainda são tímidos. Lembrou que pouco mais de 6 milhões de pessoas visitaram o país em 2014, gastando perto de U$ 7 bilhões. "Porém, sabe-se de longe, que o principal consumidor do turismo nacional é o próprio brasileiro e é nele que as políticas também devem focar", destacou Tatto.

Para o deputado, ao analisar a importância da atividade turística, é necessário aperfeiçoar os estudos para orientar sua prática de forma sustentável. "É neste momento que se encaixa o Mestrado em Turismo da EACH-USP, que hoje promove sua segunda Aula Magna nesta Casa", comentou.

Os dois temas apresentados na aula, de acordo com o deputado, estão diretamente interligados: os caminhos da pós-graduação na USP, a maior e melhor universidade do Brasil e os novos rumos da política pública de turismo, proporcionada pelo Ministério do Turismo. "Por isso, quando a Assembleia Legislativa tem a oportunidade de recebê-los, ficamos muito felizes. Esse é um importante passo no aperfeiçoamento da relação universidade e Poder Legislativo", concluiu o 1º secretário.

etatto@al.sp.gov.br

alesp