Enio Tatto segue como 1º secretário da Assembleia


15/03/2015 14:34 | Da redação - Fotos: José A. Teixeira e Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto segue como 1º secretário da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Enio Tatto (PT) foi eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2017. Tatto é o atual 1º secretário e, portanto, se mantém no cargo.

O deputado João Paulo Rillo passou ao deputado Geraldo Cruz, novo líder do PT, a tarefa de indicar o nome de Enio Tatto, que acabou se reelegendo com 92 votos de seus pares.

Após o anúncio de sua recondução à Mesa Diretora, Enio Tatto dirigiu ao plenário seu agradecimento aos colegas, afirmando esperar que a Assembleia Legislativa tenha protagonismo na tarefa de legislar e fiscalizar o Poder Executivo, "cumprindo, assim, o papel que a população a nós atribui".

Enio Tatto agradeceu a bancada do PT pela indicação ao cargo de 1º Secretário e aos demais parlamentares que endossaram a indicação e votaram nele na sessão inaugural. "Em primeiro lugar agradeço a bancada do PT por indicar-me para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora para o biênio 2015/2017. Em segundo, aos demais parlamentares que referendaram a indicação de minha Bancada".

Ele lembrou que há praticamente duas décadas o Partido dos Trabalhadores ocupa, repetidamente, a 1ª Secretaria do parlamento paulista. "Nesse período vários projetos foram desenvolvidos. Na minha primeira gestão à frente da 1ª Secretaria dei prosseguimento a essas iniciativas, ampliando e inovando a sua abrangência, sempre com vistas a fortalecer o parlamento paulista", acrescentou.

Conforme Enio Tatto, sua preocupação na 1ª Secretaria foi melhorar as condições de trabalho e estimular os servidores e servidoras da Alesp. "Preocupamos-nos em aperfeiçoar a qualificação e as condições de trabalho, o que aumentou a eficácia dos serviços prestados. O suporte e a qualificação dos servidores e servidoras são fundamentais para o trabalho dos deputados e deputadas", destacou.

Sobre seu trabalho à frente da 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2017, afirmou que continuará a dedicar-se à melhoria na qualificação dos funcionários da Casa e debaterá com os membros da Mesa Diretora e demais parlamentares ações para valorizar e fortalecer cada vez mais o parlamento Estadual.

Por fim, Enio Tatto citou frase do presidente eleito da Assembleia, deputado Fernando Capez, sobre as funções do Legislativo Estadual. "Você falou que a Assembleia Legislativa tem que ser protagonista do papel importante que ela tem de legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Esperamos que nesta nova gestão possamos realmente cumprir com esse papel atribuído a nós pela população", observou.

O 1º secretário referiu-se ainda à convivência harmoniosa com o presidente da Assembleia de março de 2013 a dezembro de 2014, o hoje deputado federal Samuel Moreira (PSDB), e com Chico Sardelli (PSDB), que ocupou o cargo de presidente até a manhã deste domingo.

Biografia

Enio Francisco Tatto nasceu em 20 de maio de 1961, na cidade gaúcha de Frederico Westphalen. É o sétimo dos 10 filhos de Jácomo Tatto e Inês Fontana Tatto. Os primeiros anos de vida foram voltados ao trabalho na agricultura. Em 1978, veio para São Paulo com a família, num momento turbulento no país, quando o país vivia sob pesada ditadura militar.

Tatto engajou-se nas lutas populares participando dos movimentos Pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita e Contra a Carestia, entre outros, além de integrar a Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, o Comitê Santo Dias da Silva. Participou da fundação, organização e construção do Partido dos Trabalhadores, a partir de 1980.

Em 2002, foi eleito deputado estadual, com 118.233 votos. Nas eleições de 2006, foi reeleito, pelo PT, também com expressiva votação, obtendo 88.648 votos. Em 2010, foi novamente eleito deputado estadual, com 161.170 votos, e, em 15 de março de 2013, foi eleito para o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia, para um mandato de dois anos. Já havia ocupado o cargo anteriormente na gestão do ex-presidente Rodrigo Garcia.

É autor de quase 200 projetos de lei, tendo aprovadas a leis 4.651, de 15/12/2011, que cria o Programa estadual de fomento à economia popular solidária no Estado, e 14.590, de 11/10/2011, que dispõe sobre a identificação dos frequentadores dos jogos de futebol, a comercialização de ingressos e o uso de mastros de bandeiras. Também é de sua autoria a Lei Complementar 1.156, de 29/11/2011, que dispõe sobre o envio à Assembleia Legislativa, de relatório da execução das despesas orçamentárias.

É casado com Yolanda Rocha Tatto, e pai de três filhos: Karla, Carmem e Carlos.

alesp