Maria Lúcia Amary é eleita 1ª vice-presidente da Assembleia


15/03/2015 14:27 | Da Redação

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Amary (PDSB) acaba de ser eleita para a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa. Logo após sua eleição, ela assumiu a condução dos trabalhos, quando agradeceu a indicação e a votação de seus pares. Destacou ainda a importância da participação feminina na Mesa Diretora, uma vez que também foi indicada para a 2ª vice-presidência da Mesa a deputada Analice Fernandes (PSDB).

Biografia

Maria Lúcia Amary nasceu em Santos, é professora e advogada, com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP. Reeleita para o 4º mandato, anteriormente foi líder da bancada do PSDB e vice-líder do Governo.

Presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, integrou a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, fez parte da Comissão de Educação. Em 2014, foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento de 2015.

Coordenou duas importantes Frentes Parlamentares: Desoneração Tributária dos Medicamentos e Combate aos Motoristas Criminosos. Foi vice-coordenadora da Frente Parlamentar para Regularização Fundiária e membro da Frente Parlamentar em defesa da Malha Ferroviária.

Entre as leis de sua autoria se destacam: a que garante o atendimento especial às mulheres e crianças vítimas de violência sexual, a que fecha estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para menores de idade e a que permite protesto de dívidas de aluguel e condomínio.

Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, propôs o projeto de lei que consolida a legislação referente à mulher. Também é autora de projetos como o que institui o ensino religioso na rede pública de ensino, pé diabético, assistência básica em reprodução humana, saúde da mulher detenta, qualidade de vida da mulher no climatério e saúde na escola pública.

Para seu 4º mandato, sua prioridade será a Região Metropolitana de Sorocaba. Uma de suas metas é o passe livre, que consta da lei aprovada por Maria Lúcia Amary na Assembleia e que concede isenção de tarifa a estudantes no sistema de transportes controlado pelo governo do Estado. Também está nas prioridades do 4º mandato o desenvolvimento sustentável dos municípios, ou seja, sem agredir o meio ambiente, gerando empregos e renda e melhorando a economia geral.

alesp